04.05.2021

Cuidado Motociclista: 4 Infrações de Trânsito que Podem Fazer Você Perder sua CNH

Dirigir um veículo é seguir uma série de regras para que todos tenham segurança. E é bom ter cuidado, motociclista: existem infrações de trânsito que podem fazer você perder sua CNH.

Para ter o direito de conduzir um veículo no Brasil, além de possuir uma carteira de habilitação, é preciso seguir normas do código de trânsito.

Essas normas foram desenvolvidas parta que condutores e pedestres pudessem ter mais segurança ao conviverem em um mesmo espaço.

Entre as infrações mais comuns para perder a CNH, como dirigir embriagado, existem outras situações que nem todo mundo conhece, mas que podem suspender seu direito de pilotar.

A seguir, conheça 4 infrações de trânsito que podem fazer você perder sua CNH e deixar sua motocicleta de lado por um bom tempo.

Infrações gravíssimas para condutores de motocicletas

Antes de falar das infrações que, de fato, suspendem o direito de dirigir de um motociclista, é preciso esclarecer uma dúvida comum:

Colocar um bauleto na moto, que seja maior do que o veículo em si, não é uma infração gravíssima.

As regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) dão diretrizes sobre o bauleto, mas ultrapassar os limites de medidas não faz perder a carteira.

Mas fica a recomendação ao motociclista de estar atento à escolha do bauleto ou baú para moto, já que existem regras para o uso desse acessório.

A largura do bauleto não deve ser maior que as extremidades dos retrovisores, e a altura não pode ultrapassar 70 cm.

Os baús para moto iCBras, por exemplo, são desenvolvidos respeitando as normas vigentes do Código de Trânsito. Clique aqui e conheça todos os modelos de bauletos disponíveis.

Com essa dúvida esclarecida, é hora de conhecer 4 infrações de trânsito que podem fazer você perder sua CNH, para tomar cuidado.

Andar de moto com os faróis apagados

Com o tempo de uso, é natural que itens como o farol apresentem falhas. Se o seu farol estiver queimado, vá o quanto antes à uma mecânica fazer a troca.

Isso porque, andar de moto com os faróis apagados, seja por estar queimado ou de forma proposital, provoca a retirada da CNH.

Para a legislação de trânsito, essa é uma infração gravíssima porque, além de prejudicar a visibilidade do condutor da motocicleta, faz com que outros motoristas não consigam te enxergar, especialmente à noite.

Sem capacete e sem vestuário completo

A motocicleta, por sua estrutura, não é um veículo extremamente seguro. Por conta disso, existem equipamentos de proteção que são de uso obrigatório, como o capacete e o vestuário.

O condutor de moto é obrigado a pilotar usando um capacete. Esse capacete deve ter viseira ou, em modelos abertos, combinar com o uso de óculos de proteção para os olhos.

Quanto ao vestuário, trata-se da roupa especial para motociclistas, que protegem o condutor em caso de queda. As roupas devem ter faixas refletivas, que ajudam outros motoristas a visualizarem o motociclista durante a noite.

Malabarismos de moto

Você pode ter visto alguém fazer malabarismos de moto ou mesmo gostar de praticar esse tipo de atividade. Mas saiba que se trata de uma das infrações de trânsito que podem fazer você perder sua CNH.

Do ponto de vista da legislação, fazer malabarismos de moto ou se equilibrar em uma só roda é extremamente inseguro, colocando a vida do condutor e de outras pessoas em risco.

Por isso, o motociclista que é pego fazendo essas manobras, perde sua carteira de habilitação.

Transporte de criança menor de 10 anos ou que não tenha condições de cuidar de sua segurança

No mês passado, em abril de 2021, a legislação de trânsito brasileira passou por uma atualização, impedindo que crianças menores de 10 anos pudessem andar de moto.

Para os especialistas, crianças com menos de 10 anos nem sempre possuem equilíbrio e força necessários para ficarem estáveis sobre a moto.

A regra também inclui menores de idade que não tenham condições de cuidar de sua própria segurança.

Nesse caso, são adolescentes e jovens com partes do corpo imobilizada ou que tenham problemas cognitivos.

 

O Brasil tem um dos Códigos de Trânsito mais completos do mundo, que consideram as mais variadas situações para dar mais segurança aos envolvidos.

Porém, é difícil conhecer todas as regras que existem. E o desconhecimento é o grande responsável por fazer o condutor perder a CNH.

Assim, agora que você conhece 4 infrações de trânsito que podem fazer você perder sua CNH, pode tomar cuidado e pilotar com mais atenção ainda.