5 Dicas Para Escolher a Moto Ideal Para Você -

13.11.2020

5 Dicas Para Escolher a Moto Ideal Para Você

A motocicleta é a opção de meio de transporte de milhares de pessoas. Estima-se que existam mais de 13 milhões de motos registradas somente no Brasil. Porém, o momento de optar por um modelo para comprar costuma gerar dúvidas. Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar a escolher a moto ideal!

Depois de conferir esse guia completo, vai ser mais fácil definir qual é o modelo de motocicleta ideal para as suas necessidades. Confira!

1. Identifique o principal uso da motocicleta

Há quem compre uma moto como ferramenta de trabalho, outros que optam pelo veículo somente como meio de transporte e há ainda aqueles que compram uma moto pensando em aventuras pelo mundo.

Entender qual é o seu perfil de uso, ou seja, o principal uso da moto, é fundamental para filtrar as possibilidades de compra. Afinal, uma moto para quem pretende trabalhar com delivery é diferente daquela para uso nos finais de semana.

Existem algumas modalidades de motos, que correspondem aos seguintes perfis:

  • Trail ou off-road: Ideal para quem pretende dirigir em áreas rurais, onde há pouco ou nenhum pavimento.
  • Naked, trail ou touring: Quem está planejando uma viagem de moto, pode optar por modelos com cilindradas mais altas, para que o condutor tenha um rendimento maior.
  • City: Se o foco for utilizar a moto em área urbana, seja como veículo para mais praticidade ou para trabalho, as motos City são ideais. Por serem menores, são mais práticas para guiar e dão mais flexibilidade ao condutor.

2. Defina o seu orçamento

Outro filtro importante a se fazer na etapa de pesquisa para escolher uma moto para comprar é a definição do orçamento. Isso significa estabelecer um valor máximo que você está disposto a gastar.

Nessa etapa, vale também pesquisar sobre as condições que as concessionarias da sua região oferecem. Por vezes, comprar uma moto à vista é muito mais barato do que parcelado.

Um lado positivo de definir o orçamento é que isso ajuda a limitar sua busca, focando somente nos modelos que você pode investir no momento.

3. Calcule todos os gastos da moto

Por mais que a moto tenha custos de manutenção mais baixos do que o carro, existem gastos envolvidos que vão além do valor da compra.

Esses gastos também variam de acordo com os principais modelos de moto do mercado. Basta pensar que uma motocicleta do tipo City, que é mais leve e compacta, necessita de menos combustível do que uma superesportiva, por exemplo.

Além disso, é preciso pesquisar sobre os preços das peças que costumam ter trocas frequentes em uma moto, como o filtro de combustível, o filtro de ar e o óleo do veículo. Afinal, são custos que você vai ter para manter sua moto rodando com qualidade (aproveite para conferir 7 itens que você não pode esquecer em uma revisão).

4. Conforto ao pilotar

Por mais que o conforto não seja normalmente associado com o ato de pilotar uma moto, é possível deixar a experiência mais agradável ao levar em consideração tanto características do veículo quanto do seu biotipo.

Por exemplo, quem pretende levar outra pessoa na garupa da moto com frequência, deve pensar em um modelo que acomode da forma mais confortável o condutor e a pessoa que está na carona.

Já quem pretende realizar entregas com a moto, deve conferir as medidas do baú plástico para moto e o quanto ele vai ocupar de espaço no banco para saber se o modelo vai comportar o condutor e o baú com conforto.

Aqui na iCBras, sempre informamos os tamanhos dos baús de moto, para que você possa calcular facilmente o espaço que a caixa vai ocupar.

Por fim, vale analisar o seu biotipo na escolha da moto. Pessoas de baixa estatura podem ter dificuldade em manejar motocicletas da linha trail, que são mais altas. Assim como as motos mais pesadas não são indicadas para quem tem menor força física.

5. Sua experiência na condução

Na hora de escolher a moto ideal, é preciso lembrar ainda do seu nível de experiência na condução.

Uma orientação bastante frequente é que pessoas com pouca experiência evitem uma moto de alta cilindrada, já que esse modelo exige um pouco mais de controle, que somente o uso do veículo é capaz de fornecer.

Assim, se você for comprar sua primeira motocicleta, escolha um veículo de até 300 cilindradas. Depois de adquirir experiência, é possível mudar de modelo com maior segurança.

A moto ideal para você

Agora que você já tem algumas dicas, pode identificar com mais facilidade qual é o modelo de moto ideal para as suas necessidades.

Os critérios citados anteriormente ajudam a filtrar as opções disponíveis no mercado, para ter resultados de acordo com o seu perfil.

Se possível, faça um test-ride na moto que despertar seu interesse, para tirar a “prova real”. Assim, você tem ainda mais informação para optar pela moto ideal.