03.07.2020

Aplicativos para Trabalhar com Motodelivery

A pandemia do novo coronavírus fez com que nossa rotina se transformasse completamente. Com mais pessoas em casa, o setor de entrega cresceu consideravelmente, tendo os motoboys um papel fundamental para reabastecer o estoque de comida, medicamentos e afins. Para quem tem uma moto, essa pode ser uma boa oportunidade para fazer renda extra com aplicativos para trabalhar com motodelivery.

Mas antes de baixar um app de entrega…

Não basta ter uma moto e carteira de motorista na categoria A para se cadastrar em um app de motodelivery. Como se trata de uma função remunerada, com regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, o motociclista precisa preencher outros critérios.

Para trabalhar com moto entrega é necessário ter idade mínima de 21 anos, carteira de habilitação na categoria A (pelo menos há 2 anos) e curso de 30 horas/aula para moto entrega, que pode ser feito de forma online pelo DETRAN da sua cidade.

Além disso, itens básicos de segurança também são necessários, como roupas apropriadas e capacete aprovado pelo Inmetro, ambos com os adesivos reflexivos que ajudam na visualização do motociclista pelos outros condutores.

Lembre-se ainda de escolher um bom baú plástico, capaz de realizar entregas com segurança e praticidade. É fundamental que a caixa para moto obedeça aos limites de peso e tamanho presentes no manual da motocicleta, para que não cause problemas no veículo.

Aqui no site da iCBras você encontra diferentes modelos de baú plástico para moto, com diferentes dimensões e objetivos. Todos são feitos em PEAD, um material extremamente resistente e fácil de limpar – algo essencial em tempos de pandemia. Clique neste link para conferir toda a linha de caixas plásticas.

5 opções de apps para motodelivery

Agora que você já sabe tudo o que é necessário para trabalhar na entrega de moto, deve conhecer alguns dos aplicativos disponíveis para se cadastrar. Cada um oferece uma taxa de serviços diferente, que pode ser consultada em seus respectivos sites.

Além disso, na hora de fazer o cadastro, saiba que é comum que os aplicativos peçam cópias dos seus documentos, que serão analisados para liberar sua conta.

Rappi

O Rappi é um aplicativo que tem como proposta entregar qualquer tipo de compra de um usuário, desde alimentos até produtos da farmácia. Com este app, o motociclista pode ser solicitado para diferentes tarefas, desde pagar uma conta até coletar um objeto e levar de um local para o outro.

Uber Eats

O Uber Eats foi criado como uma divisão do Uber tradicional, para que os motoristas de carro pudessem aproveitar corridas para realizar entregas. Com o tempo, os motociclistas também puderam se cadastrar. Esse app é totalmente focado no delivery de alimentos, ideal para quem quer trabalhar somente aos finais de semana, quando a demanda por esse tipo de entrega é maior.

iFood

O iFood é um dos aplicativos mais famosos de entrega de alimentos. Ele tem como função principal unir estabelecimentos aos entregadores, que são solicitados de acordo com sua disponibilidade e localização geográfica. Uma atualização recente incluiu no iFood a categoria Shop, em que o motoboy pode comprar e entregar itens do mercado e lojas de conveniência.

Loggi

Para quem quer trabalhar em horário comercial, o app Loggi é uma boa opção, já que tem como proposta realizar entregas de lojas online ou encomendas de escritórios empresariais. No Loggi, um motoboy é chamado de acordo com a localização geográfica e é o condutor que define a rota que deseja fazer para ter o máximo de aproveitamento.

Garupa

O Garupa é um app que ainda não está disponível em todo o Brasil, mas pode ser uma boa opção para os motociclistas. A ideia é funcionar como um Uber de moto, realizando o transporte de passageiros. Dessa forma, conta com áreas específicas, como o transporte feminino (em que somente mulheres atendem), e um espaço para o transporte de pets (que exige um baú plástico especial).

Qual o melhor app de entrega?

A melhor forma de descobrir qual o app ideal para fazer entrega de moto é testando! Vale acessar o site de cada marca para entender como funciona e qual vai ser o lucro do entregador por cada viagem.

Depois, separe alguns dias para trabalhar em cada aplicativo e descobrir qual deles se enquadra melhor com as suas preferências.

 

Leia também: Saiba Como Trabalhar de Motoboy