16.04.2020

Como Escolher o Baú para Moto Ideal para Suas Necessidades

Seja para realizar entregas delivery, carregar ferramentas para realizar trabalhos ou ter um espaço extra para levar itens pessoais, o baú para moto é o melhor equipamento para transportar diferentes materiais. Mas na hora de optar por um modelo, como escolher o baú para moto ideal para suas necessidades? Confira algumas dicas para acertar na compra!

Finalidade de uso

Para começar a pesquisar uma caixa para moto é preciso levar em consideração qual será o objetivo de uso da mesma. É necessário definir se você precisa de um baú para trabalho, para viajar ou para a rotina diária. Para viagens e para o dia a dia, um bauleto compacto pode ser uma ótima opção, enquanto para o trabalho, é recomendado uma caixa maior, com configurações específicas, mais capacidade de carga e segurança.

Capacidade

Falando em capacidade, este é o segundo elemento que deve ser analisado para escolher o baú para moto ideal para suas necessidades. As caixas para motocicleta costumam apresentar sua capacidade em litros, com modelos que partem de 90 litros, até opções maiores, com 145 litros. 

Neste momento, não leve em consideração somente a carga que você deseja transportar, mas também o limite de peso do bagageiro que sua motocicleta suporta. Essa informação costuma estar presente no manual de cada moto e é fundamental ter conhecimento do dados, porque ao carregar mais peso do que o recomendado, é possível trincar e até rachar componentes da moto.

Conferiu o limite de peso do modelo da sua motocicleta? Então, pode escolher a capacidade do baú para transporte de acordo com os itens que você pretende carregar. Um baú de 135 litros, por exemplo, comporta tranquilamente pizzas gigantes, enquanto modelos alongados são ideais para quem precisa entregar produtos maiores.

Material

Basta pensar que um baú para moto é exposto diariamente às mais diversas condições climáticas para entender a importância de escolher um material resistente na hora de comprar uma caixa. A maioria dos modelos presentes no mercado são feitos de materiais rígidos, como o plástico, fibra de carbono e o alumínio. O material impacta no peso e na resistência da caixa.

Uma opção segura para a maioria dos casos é o PEAD, sigla para polietileno de alta densidade. Trata-se de uma resina de alto peso molecular, o que gera produtos mais resistentes e duráveis, com características superiores à de outros plásticos. Não é à toa que o PEAD é utilizado não só na fabricação de baús para moto, mas também tubos e até tanques de combustível.

Abertura

Existem dois tipos de aberturas mais utilizadas nas caixas plásticas de moto: superior ou traseira. Nesse quesito, o que muda para o usuário é o objetivo de uso. O baú de transporte com porta na parte traseira é ideal para quem trabalha com delivery de alimentos, especialmente pizzas, pela facilidade para realizar a retirada das entregas.

Para aqueles que pretendem realizar o transporte de outros produtos, seja entrega de mercadorias ou documentos, os modelos com tampas superiores podem ser mais práticos na rotina diária. Existem caixas para moto que contam com uma abertura de proporções maiores, como este baú para moto 145 litros, que permite carregar itens como pizzas gigantes e até pneus!

Por isso, a dica para escolher o baú para moto ideal para suas necessidades no quesito abertura é pensar em qual produto você pretende carregar com ele. 

Fechamento e travas

Com a insegurança cada vez mais presente nas grandes cidades, contar com um bom sistema de fechamento no baú para moto é uma forma eficiente de proteger a carga. Existem modelos que já contam com fechaduras acopladas no corpo da caixa, enquanto outros têm um local específico para inserir um cadeado. Ao escolher o baú para sua moto, opte sempre por um modelo com travas para ter mais segurança nos transportes.

Escolhi, e agora?

Depois de toda essa análise, certamente será mais fácil escolher o baú para moto ideal para suas necessidades e realizar a compra. A próxima etapa é fazer a instalação! Muita gente prefere instalar a caixa para moto por conta própria, já que, na maioria dos casos, é necessário somente ferramentas básicas.

Entretanto, caso você se sinta inseguro ou tenha dúvidas quanto a instalação, busque ajuda de um profissional para não ter erro. Dessa forma, você vai ter a certeza de que tudo está bem encaixado e nenhum item transportado corre riscos de danos. 

Com tudo pronto, é só começar a fazer suas viagens!