20.05.2020

Como Escolher um Bauleto de Moto para Viajar?

Uma das maiores vantagens de optar por uma moto como veículo é a facilidade de locomoção, especialmente quando enfrentamos o trânsito das grandes cidades. Porém quem quer fazer uma viagem de moto pode se deparar com o desafio de transportar seus itens pessoais em um pequeno espaço. Um bom baú pode deixar tudo mais prático e confortável, mas como escolher o bauleto ideal para viajar de moto?

Para te ajudar com essa tarefa, selecionamos as dicas essenciais para fazer a compra certeira do baú para moto. Confira a seguir!

Diferentes modelos para diferentes necessidades

Para fazer uma viagem de moto você vai precisar contar com um baú para carregar seus pertences. Existem diferentes modelos no mercado e entre os mais conhecidos pelos consumidores estão a caixa plástica para moto, o bauleto, a grelha e o alforje. Cada um deles conta com uma característica específica, que deve ser analisada pelo motociclista antes de fazer sua compra.

A caixa plástica para moto é bastante utilizada para o delivery, mas é possível fazer viagens aproveitando esse tipo de baú. A ampla capacidade da caixa, que varia de 90 a 145 litros, faz com que haja um bom espaço para carregar tudo o que você precisa. Como os baús ocupam um espaço considerável, é ideal para quem pretende fazer uma viagem sem acompanhante. Você pode conferir alguns modelos de baús para moto aqui no site da iCBras.

Uma opção mais compacta é o bauleto. Com capacidade de até 52 litros, o bauleto tem um formato que ocupa pouco espaço no banco, o que faz com que seja um modelo adequado para viagens em dupla. Alguns tipos de bauleto comportam desde um capacete extra, até roupas e outros pertences. O material plástico poliuretano oferece boa proteção contra as adversidades climáticas.

A grelha é um equipamento prático para viagens, porque permite ser acoplada com facilidade no banco e não exige tanto espaço no banco. Com a grelha, você pode utilizar uma corda elástica para prender diferentes itens, como capacete e mochila. Esse item pode também ser acoplado sobre um bauleto. Entretanto, a grelha não protege sua carga de chuva ou sol em excesso, fazendo com que você precise de uma mochila impermeável se não quiser ter problemas com a carga.

Uma última opção para viajar de moto é o alforge, que é um conjunto de duas pequenas bolsas acopladas na lateral da moto. A grande vantagem do alforge é o aproveitamento máximo do espaço do banco, o que dá mais conforto tanto pro condutor quanto para o passageiro. A maioria dos alforges são feitos em tecido, o que exige uma atenção maior em relação ao clima. Os alforges tem capacidade de 28 a 32 litros, podendo chegar a 48 litros.

Plástico é o melhor material para um bauleto

Um item muito importante, mas o que nem todos levam em consideração na hora de escolher um bauleto de moto para viajar é o material. Este aspecto é importante porque, em uma viagem de motocicleta, você está exposto aos mais diferentes climas, desde chuvas fortes até períodos de sol intenso – e seus pertences precisam estar protegidos.

A maioria dos baús para moto são fabricados em plástico, mas é possível encontrar versões em fibra de carbono ou alumínio. Todos esses materiais são boas escolhas, embora o plástico, especialmente o PEAD, se destaque por ter mais resistência e durabilidade. No caso dos alforges, é normal que o material seja em couro ou tecido, o que pode significar menos proteção contra a água. 

Para não ter erro na escolha do material do bauleto para viajar de moto, a dica é levantar informações sobre o trajeto que você pretende fazer, como a previsão do tempo, a média climática da região em outras épocas e relatos de outros motociclistas. Se ainda tiver dúvida, o plástico é sempre mais indicado.

Itens de segurança

Fazer paradas estratégicas em uma viagem de moto é essencial para o conforto do motociclista. Nos momentos em que você parar para comer ou descansar, sua motocicleta e o baú estarão “sozinhos”, por isso contar com um bom sistema de segurança faz toda a diferença. É fundamental que você procure por baús com sistemas de travas, seja com fechaduras embutidas ou cadeados.

Outras orientações importantes

Com esses três parâmetros em mente, fazer uma escolha de baú de moto para viajar é mais fácil. Mas é sempre bom saber de outras orientações importantes. 

  • Antes de procurar um bauleto para viajar nas lojas, veja no manual de instruções da motocicleta quais são os limites de peso e medidas que a caixa pode ter. Motos que carregam mais peso do que suportam, podem sofrer com graves problemas e até ocasionar acidentes.
  • Preparou tudo para a viagem? Teste se o baú de moto está bem fixado. Bauletos que não são instalados de forma adequada podem se soltar durante a viagem. Em caso de dúvidas, procure um profissional para realizar esse serviço.
  • Por fim, não deixe de sinalizar seu bauleto com os adesivos refletores, conforme indicado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso aumenta a visibilidade que os outros condutores tem sobre você, prevenindo acidentes.

E agora que você já tem um bom bauleto e organizou toda a viagem, é hora de botar o pé na estrada! Uma viagem de moto é uma experiência inesquecível, principalmente quando toda a preparação é feita com cuidado. Aproveite essa aventura e tenha uma boa viagem!