Moto a venda: Dicas para anunciar a sua moto -

07.01.2021

Moto a venda: Dicas para anunciar a sua moto

Para comprar uma moto nova, muita gente opta por colocar o veículo que está utilizando à venda, garantindo assim um valor extra na hora do pagamento. Se esse for o seu caso, saiba que existam dicas para colocar a moto a venda e fazer um anúncio de sucesso. Confira!

1. Veja se documentação está em dia

Antes de pensar em vender a sua moto, é preciso ter certeza que toda a documentação do veículo está atualizada. Afinal, dificilmente um comprador vai se interessar pela sua moto se não puder transferir os documentos após fechar o negócio.

Para garantir que tudo está dentro do que a legislação de trânsito pede, é importante conferir se o IPVA está quitado ou se há débitos esperando o pagamento, como multas e taxas.

Essa informação pode ser obtida no site do Detran do seu estado, inserindo os dados da moto no campo de consulta. Assim, você pode ter certeza de que os documentos estão em dia para a venda.

2. Uma boa revisão

Outra dica para anunciar uma moto à venda é fazer uma revisão, item que ajuda a despertar o interesse de potenciais compradores.

Muitas pessoas só compram uma moto usada se tiverem a certeza de que o veículo passou por uma revisão. Isso porque, com a motocicleta revisada, quem compra pode esperar um pouco mais para levá-la ao mecânico.

Na hora de encaminhar a moto para revisão, não deixe de solicitar que o mecânico verifique o óleo do motor, os filtros e até a firmeza da grade para acomodar a caixa plástica para moto. Para saber outros itens que não podem ficar de lado em uma revisão, veja este artigo.

3. Considere todos os acessórios que estão inclusos na venda

Quando compramos uma moto nova, normalmente alguns acessórios de fábrica estão incluídos. Com o passar do tempo, é comum inserir outros recursos, deixando o veículo mais completo. Por isso, na hora de colocar a moto a venda, é importante listar esses acessórios.

Reserve um tempo para analisar quais são os itens que vão com a moto. Manual de instrução e a chave reserva são itens padrões nessas vendas, mas até a caixa plástica para moto que você utiliza pode ser colocada como acessório no anúncio.

E por falar em baú para moto, esse pode ser um bom momento para conhecer as novidades da iCBras.

Bau para moto iCBras

4. Tire boas fotos da sua moto

Anúncios bem sucedidos são aqueles que conseguem transparecer os benefícios de adquirir um produto. Não é à toa que as fotos são tão importantes, inclusive para uma moto à venda. Lembre-se: é por meio das imagens que os potenciais clientes vão ter um primeiro contato com a motocicleta.

Por isso, uma das dicas para anunciar sua moto é contar com boas fotografias. Vale lavar o veículo e passar uma cera para que ele fique com aspecto renovado.

Além disso, posicione a sua moto em um local que tenha incidência de luz (melhor ainda se for luz solar). Observe também se esse espaço é “limpo”, para atrair o olhar do comprador para o que interessa de verdade: a sua moto.

5. Capriche na descrição da moto

Quando falamos de dicas de anúncio ao colocar a moto a venda, a descrição do produto não pode ficar de fora. Afinal, é por meio dessas informações que o comprador vai considerar se sua moto é uma boa opção.

No campo de descrição do anúncio, informe todos os detalhes da motocicleta. Alguns dados que você precisa incluir são:

  • Ano de fabricação;
  • Modelo da moto;
  • Quilometragem atualizada;
  • Capacidade do motor;
  • Se vem com algum acessório.

É muito importante ser sincero na hora de fazer a descrição. Se sua moto apresenta uma falha ou está com um arranhado na pintura, informe o consumidor. E claro, nunca invente que sua moto faz mais do que realmente pode entregar.

6. Preço na média do mercado

Por mais que você saiba que sua motocicleta é uma ótima opção, ou que viveu experiências incríveis com você, nada disso importa para estabelecer um preço de venda. É preciso pesquisar o que está sendo aplicado no mercado.

A Tabela Fipe é a primeira fonte que você deve conferir. Ao informar os dados do seu veículo, a tabela apresenta o valor que a moto tem no momento.

Porém, a Tabela Fipe pode não corresponder à realidade de algumas cidades. Por isso, além da Fipe, pesquise em lojas e sites de desapego da sua região quais são os valores praticados. Isso vai te ajudar a estabelecer um preço justo e atrativo.

 

Depois de fazer tudo isso, é só colocar o anúncio no ar e esperar pelos contatos. Além de sites especializados em vendas e desapegos, você pode utilizar as redes sociais e o WhatsApp para compartilhar com seus contatos que sua moto está à venda.

Com essas dicas práticas, o seu anúncio tem mais chances de ser bem-sucedido.