12.06.2020

Saiba Como Trabalhar de Motoboy

As mudanças que estão acontecendo na economia provocadas pela pandemia do novo coronavírus fez com que muitas famílias passassem a buscar formas de sustento alternativas. Um dos segmentos que mais teve crescimento na procura por profissionais é o delivery. Quer entrar para o ramo e fazer uma renda extra? Saiba como trabalhar como motoboy neste artigo!

O que é necessário para ser motoboy?

Para trabalhar profissionalmente com entregas você vai precisar de muito mais do que somente a moto. As exigências da lei determinam que, para atuar como motoboy, é necessário ter, no mínimo, 21 anos de idade, carteira de habilitação na categoria A por pelo menos 2 anos e ter o curso de 30 horas/aula para moto entrega.

Os motociclistas devem ainda contar com faixas retrorrefletivas nos acessórios da moto, como o capacete e os trajes para pilotar. Esse elemento é fundamental porque dá mais segurança ao motociclista, algo extremamente importante em um país como o Brasil, que apresentou o aumento de 72% no número de acidentes envolvendo motos nos últimos 10 anos.

Por fim, para acomodar os itens que você vai entregar é necessário contar com um bom baú plástico para moto. Uma novidade recém lançada pela iCBras, que você pode conhecer, é a caixa para moto de 100 litros. Além das cores diferenciadas, conta com recursos únicos que dão mais segurança ao transporte. Clique aqui para saber mais detalhes.

Onde trabalhar com entrega de moto?

Um motoboy pode ser tanto contratado em regime CLT quanto atuar por conta própria, como um freelancer. No caso de registro na carteira, você poderá procurar por vagas de trabalho em centros de moto entrega, presentes na maioria das cidades, ou em restaurantes que contam com uma equipe fixa para levar pedidos aos clientes.

A segunda possibilidade é o serviço freelancer, onde os aplicativos são os grandes aliados dos motociclistas. Esses apps funcionam como uma ponte entre fornecedores e clientes, encontrando nos motoboys a ligação entre as duas pontas.

Segundo dados da Corebiz, divulgado pela plataforma Valor Investe, somente nas duas primeiras semanas do isolamento social, houve aumento de 77% do número de pedidos de delivery, feitos principalmente por aplicativos. Esse comportamento de consumo ainda deve permanecer por um bom tempo, uma vez que as restrições de locomoção continuam em várias cidades brasileiras.

O que você precisa saber sobre os apps de entrega de moto

São várias as opções que o motociclista pode utilizar para fazer entregas com o apoio dos aplicativos. Entre os mais famosos da atualidade estão o iFood, Uber Eats, Rappi e Loggi. Cada um deles conta com funcionalidades específicas, seja o direcionamento maior para determinado segmento ou as possibilidades que oferecem aos usuários.

Ainda que seja um trabalho freelancer, para realizar entregas em um dos apps citados é necessário fazer um cadastro e ser aprovado. Normalmente, os sites solicitam fotos da CNH, do registro da moto e dos documentos do condutor. Esses dados são checados e analisados para que você entre para um app de entregas.

Outros pontos importantes que você deve saber sobre ser motoboy

  • Embora não tenha muita variação de valores de pagamento entre os aplicativos, cada empresa opera de sua própria maneira. A melhor forma de conferir o valor que um app paga por corrida é acessando o site oficial da marca;
  • Para ter maior lucratividade na profissão, é interessante elaborar estratégias capazes de aumentar os ganhos sem, necessariamente, aumentar a quantidade de horas trabalhadas. Uma dessas estratégias é optar pelos horários mais movimentados para realizar as entregas, nas faixas 11h às 13h e 19h e 21h;
  • Analise os aplicativos de entregas e as oportunidades profissionais da sua cidade para entender qual é a melhor saída para aumentar a sua renda;
  • Realize testes nos aplicativos para saber qual deles se enquadra melhor com suas necessidades;
  • Siga sempre as normas de trânsito. Trabalhar de moto é se colocar em risco diariamente e a melhor forma de se proteger é seguindo as orientações estabelecidas em lei. Essas normas vão desde o traje correto até o peso máximo do baú plástico para moto.
  • Aproveite as caixas de moto iCBras para ter mais segurança nas suas entregas e fazer boas viagens.