7 dicas essenciais para prestar um bom atendimento no delivery

Você trabalha com entrega de moto? Saiba que o bom atendimento no delivery é um dos fatores mais importantes para manter clientes fixos ou se destacar em plataformas do ramo.

Afinal, mais do que receber um produto em casa com qualidade e agilidade, um cliente também espera ser tratado de maneira educada e cordial.

Nesse sentido, sai na frente o motoboy que é capaz de oferecer um serviço excepcional, para acumular avaliações positivas que podem impulsionar sua reputação em um bairro ou cidade.

Para quem tem uma empresa que contrata motoboys, a preocupação com um bom atendimento no delivery também deve ser constante. Isso porque, tão importante quanto proporcionar uma boa experiência de compra, é pensar na finalização do pedido.

Mas como fazer isso? Conheça a seguir 7 dicas essenciais para prestar um bom atendimento no delivery!

1. Cuidado com os produtos

O primeiro item que o motoboy precisa pensar ao fazer um bom atendimento no delivery é o cuidado com os produtos transportados.

Sempre que você receber uma encomenda, tenha atenção durante o transporte. Isso vai garantir a qualidade da entrega, especialmente no caso de alimentos.

Inclusive, para transportar itens com mais segurança, vale a pena buscar um baú para moto resistente, durável e espaçoso.

Na iCbras, você encontra diferentes modelos de baú para moto, cada um de acordo com as necessidades únicas das entregas. Além disso, nosso time de consultores tem todo o conhecimento para compreender o seu dia a dia e sugerir uma ótima opção de baú.

Agora, independentemente da sua escolha, lembre-se de cuidar também com a limpeza do seu baú para moto. Esse é um cuidado relacionado ao transporte, que faz toda a diferença no momento da entrega.

2. Clareza na comunicação

Quando falamos de serviços de entrega por motoboy, a comunicação eficaz é essencial para garantir uma experiência satisfatória.

Por isso, sempre que possível, mantenha seus clientes informados sobre o status dos pedidos.

Atualmente, muitos aplicativos permitem compartilhar a localização do motoboy em tempo real. Se você tiver esse recurso, mantenha-o ativo. Isso transmite segurança para o cliente.

Além disso, caso você tenha qualquer contratempo, não deixe de avisar o seu cliente! Ser claro ao se comunicar faz com que o consumidor seja mais compreensivo com atrasos ou problemas relacionados.

3. Educação e cordialidade

Prestar um bom atendimento significa se preocupar com os detalhes. E isso inclui ser educado e cordial com os seus clientes.

Na verdade, a cordialidade é considerada uma soft skill, que nada mais é do que uma habilidade que aprendemos ao longo da vida e tem grande valor no mercado de trabalho.

Para exercitar essa habilidade, não é preciso muito esforço. Cumprimente o cliente com um sorriso e uma saudação amigável, demonstrando empatia e compreensão em situações adversas.

Homem e mulher se cumprimentando com as mãos. A mulher está de costas, enquanto o homem está de frente. Ele sorri. Usa uma camisa social e segura uma prancheta nas mãos.

4. Pontualidade

Um bom atendimento no delivery envolve ser pontual nas entregas. Cumprir os prazos estabelecidos é essencial para gerar uma relação de confiança entre o motoboy e o cliente.

Uma boa maneira de ser pontual é se familiarizar com as rotas de entrega antes mesmo de começar o trajeto.

Além disso, é importante ter um entendimento claro do quão produtivo você consegue ser no dia, para não acabar pegando mais entregas do que é capaz de administrar.

Mas importante: nunca se coloque em risco para estar dentro de um horário! Sua segurança é o fator chave para viver bem dentro da profissão motogirl ou motoboy.

5. Atendimento personalizado

Mais uma boa prática para o seu dia a dia é prestar um atendimento personalizado para estabelecer uma conexão mais profunda com os clientes.

Isso vai desde pequenos gestos, como chamar o cliente pelo nome, até demonstrar empatia e compreensão no caso de pedidos complexos.

Um atendimento personalizado não apenas fortalece os laços com os clientes, mas também cria uma base sólida para a fidelização e a construção de uma reputação positiva no mercado.

6. Resolução de problemas

Quem nunca passou por um imprevisto capaz de alterar o dia por completo? Isso acontece com todos, inclusive com nossas entregas.

Por isso, desenvolver a habilidade na resolução rápida e eficaz de contratempos durante as entregas é crucial.

Atrasos devido ao tráfego, condições climáticas adversas ou problemas operacionais podem surgir a qualquer momento.

Nesses casos, motoboys bem treinados são capazes de lidar com essas situações de forma proativa, informando imediatamente o cliente sobre a situação e oferecendo soluções alternativas.

7. Apresentação Pessoal

Por fim, uma última dica que também é importante tem a ver com a apresentação pessoal.

Na rotina corrida do dia a dia, por vezes não nos preocupamos com a forma como nos vestimos.

Aqui, não estamos falando de usar suas melhores roupas para fazer entregas, mas estar com peças limpas e conservadas.

Além disso, certifique-se de que os equipamentos de proteção individual (EPIs) estejam em boas condições. Afinal, mais do que causar uma boa impressão, você quer ter segurança nos seus trajetos.

Um bom atendimento no delivery começa hoje!

Como você viu, um bom atendimento no delivery não precisa ser algo complexo de se aplicar.

Na verdade, são os “pequenos detalhes” que fazem uma grande diferença, tornando-se um fator determinante para o sucesso a longo prazo no serviço de entregas.

Assim, seja você um empresário que contrata motoboys, ou um entregador que quer crescer nas plataformas do ramo, não deixe de pensar em como melhorar seu atendimento.

Ao adotar uma abordagem centrada no cliente e seguir as melhores práticas mencionadas, é possível estabelecer uma reputação sólida e colher os frutos dessa dedicação ao cliente!