As tendências do mercado de motos para os próximos anos

Como qualquer segmento, o mundo da motocicleta está sempre em transformação. De fato, algumas das tendências do mercado de motos para os próximos anos já podem ser percebidas. Esse é o início do que o futuro promete para os motociclistas!

Já faz algum tempo que as fabricantes olham com cuidado e atenção para o mercado de motos. Afinal, esse meio de transporte se tornou extremamente popular, abrindo uma demanda de produtos relacionados capazes de facilitar o dia a dia do condutor.

Com novas tecnologias sendo aplicadas, existem tendências do mercado de motos que vão fazer com que a experiência de pilotar seja ainda melhor.

A seguir, selecionamos as quatro principais tendências para você se preparar para o que o futuro nos reserva!

1. Personalização em todos os detalhes

Para a iCbras, a personalização é uma tendência do mercado de motos “antiga”. Isso porque, desde que começamos a produzir baús para motos, entendemos a importância de permitir que o consumidor personalize sua compra.

Nesse sentido, os baús de moto da iCbras são feitos com materiais que permitem a aplicação da logo com facilidade, seja com adesivos ou outros métodos de estampa.

Além da personalização de acessórios, o mercado de motos também começou a permitir fazer pequenos ajustes no design do veículo.

Assim, as fabricantes oferecem uma ampla gama de opções de personalização, incluindo variedade de cores, grafismos, acessórios e designs inovadores.

Além disso, há um crescente mercado de motos off-road, destinadas a motociclistas que buscam aventura e adrenalina. Nesse segmento, as personalizações são frequentes, algo que deve se manter pelos próximos anos.

2. Conexão é uma das tendências do mercado de motos

Impossível falar sobre o futuro de qualquer segmento sem considerar a conectividade. Por isso, essa é uma tendência também para as motos.

Basicamente, a proposta é oferecer conexão total com smartphones, seja por meio da navegação por GPS, com o recebimento de informações de trânsito e clima em tempo real, ou apresentação de dados de velocidade.

Tudo isso tem como objetivo permitir que o piloto visualize informações variadas sem tirar as mãos do guidão ou desviar a atenção da estrada.

É claro que, em um primeiro momento, essa conectividade parece ser mais útil para os mais de 300 mil motoboys do Brasil. Entretanto, qualquer condutor poderá se beneficiar de recursos como esses – seja de modo profissional ou por diversão.

3. As motos elétricas

O mercado de veículos elétricos, como um todo, está em plena expansão. É claro que isso inclui as motos elétricas, que têm ganhado popularidade entre os brasileiros.

Essa é uma das tendências do mercado de motos que é impulsionada pela preocupação ambiental. Afinal, motos elétricas são uma boa alternativa para gerar menos poluentes enquanto você se locomove.

Um ponto positivo é que, diferentemente dos carros elétricos, que ainda são caros e pouco acessíveis, as motos elétricas são oferecidas a preços mais atraentes.

No Brasil, há diversas opções disponíveis, com fabricantes investindo em tecnologia para desenvolver modelos com grande autonomia e carregamento rápido, sem comprometer o desempenho.

Não por acaso, já é possível encontrar modelos de motos elétricas para o delivery, com uma boa capacidade para a locomoção.

E o melhor: há uma grande variedade de opções. Você pode encontrar desde scooters a modelos esportivos e clássicos, atendendo a diferentes gostos e necessidades.

Homem pilotando uma moto. Ele veste roupas de inverno, capacete e tem uma mochila nas costas. Ele passa por uma região que parece urbana.

4. Segurança em jogo

Por fim, a última das tendências do mercado de motos para os próximos anos que podemos trazer é a segurança da pilotagem. Afinal, é inegável que um motociclista está exposto a diferentes riscos diariamente.

Muitos dos novos modelos de motos estão sendo equipados com sistemas que ajudam a reduzir acidentes e salvar vidas.

Uma das inovações é o auto balanceamento, que permite à moto se equilibrar sozinha, diminuindo os riscos de queda, mesmo em baixas velocidades.

Este sistema move o guidão automaticamente para manter o equilíbrio, funcionando tanto com a moto parada quanto em movimento.

Outro destaque é a frenagem automática de emergência, que detecta objetos à frente e alerta o motorista ou aciona os freios para evitar ou minimizar colisões.

Tendências que apontam para o futuro

Como você viu, há um movimento claro do segmento para proporcionar uma experiência cada vez melhor para o motociclista.

As tendências do mercado de motos abraçam desde os acessórios (como os baús da iCbras), até conceitos mais complexos, como a sustentabilidade ambiental.

Sem dúvidas, são iniciativas que vão moldando o futuro, para provocar impactos positivos na vida de quem está na pista diariamente.