Não é segredo para ninguém que a rotina de um entregador é repleta de atividades. No meio de todos os compromissos, existem os desafios de ser motoboy, que vão desde a pressão por entregas rápidas até riscos à saúde. Mas como lidar com esses obstáculos?
Para começar, é preciso reconhecer as situações que podem oferecer qualquer tipo de perigo. Afinal, é a partir desta informação que medidas podem ser tomadas para manter a sua segurança e o seu bem-estar.
Assim, se você faz entregas com a sua motocicleta, conheça 5 desafios de ser motoboy e o que você pode fazer para lidar com essas situações!
1. Perigo nos locais de entrega
A falta de segurança está presente na maioria das grandes cidades do país. Por conta disso, um dos desafios de ser motoboy é ser chamado para fazer entregas em determinados locais, já que existe o risco de roubos e assaltos.
Embora essa seja uma questão pública, que as prefeituras e estados deveriam resolver, ainda cabe ao motociclista tomar algumas precauções para garantir sua segurança.
Além de conhecer os locais mais arriscados da sua cidade, uma dica é usar itens de segurança adicionais.
Um desses itens é o baú para moto com trava. Na iCbras, todos os baús possuem sistema para travar, sendo que você pode escolher uma trava metálica ou plástica.
2. Tempo de entrega escasso
Se você trabalha como motoboy, sabe que é comum ser chamado para entregas com urgência.
Nesses casos, a urgência em atender às expectativas dos clientes muitas vezes leva a decisões apressadas no trânsito.
Por isso, quando o tempo para entrega for curto, é crucial manter a calma e entender que a segurança do motoboy deve ser priorizada sobre a velocidade.
Além disso, fazer um planejamento cuidadoso das rotas, utilizando baús de moto espaçosos para acomodar mais itens e permitir paradas estratégicas pode fazer toda a diferença para diminuir o prazo de entrega.
3. Infraestrutura insuficiente nas cidades
Um dos desafios de ser motoboy é facilmente percebido quando olhamos para a infraestrutura urbana, que é precária em muitas cidades.
Basta observar que é raro encontrar municípios que tenham faixas exclusivas para moto, ou mesmo estacionamentos seguros. Sem contar no número de motoristas que não respeitam o bem-estar do motociclista.
Uma maneira de lidar com essa situação é reportar às autoridades locais a necessidade de melhorias. Algumas cidades abrem espaço para o cidadão opinar e você deve aproveitar essa oportunidade!

4. Saúde do motociclista
Quando falamos de desafios de ser motoboy, precisamos considerar mais do que a questão da segurança e do trânsito das cidades – precisamos tratar sobre a saúde dos profissionais!
Sendo exposto a condições climáticas adversas, além de todos os perigos que o trânsito oferece, um dos desafios de ser motoboy é manter a saúde em dia.
Nesse sentido, é essencial praticar direção defensiva para evitar acidentes e usar equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios.
Cuidar da imunidade também é importante. Isso inclui uma dieta equilibrada, hidratação adequada e, se necessário, suplementação vitamínica.
5. Condições de trabalho
Por fim, um dos desafios de ser motoboy é a condição do trabalho em si. Afinal, um entregador enfrenta longas jornadas de trabalho, com uma remuneração que, muitas vezes, não é ideal.
Uma das maneiras de lidar com esse cenário é com a organização em associações ou sindicatos, que buscam fortalecer a voz da categoria.
Além disso, muitos motoboys que hoje são influenciadores digitais, podem usar seus espaços para ampliar a discussão sobre as condições de trabalho da categoria.
Os desafios de ser motoboy
Todos os dias, milhares de motoboys entram nas estradas brasileiras com o foco em realizar suas atividades. Entretanto, são vários os desafios que surgem na rotina.
Saber como lidar com esses desafios de ser motoboy é o primeiro passo para encontrar uma solução. Mas é preciso que toda a sociedade se esforce para criar um trânsito mais seguro e tranquilo.
Afinal, quando todos se envolvem, é possível garantir um ambiente de trabalho protegido – tanto para o motociclista, quanto para os outros veículos e pedestres.