Baú de moto, bauleto, caixa para motocicleta: esse acessório indispensável pode ser conhecido de diferentes maneiras. Mas você sabe quais são os materiais dos baús de moto? Qual a matéria-prima que dá origem a essas ferramentas?
A verdade é que, seja você um motociclista que trabalha com a moto, ou alguém que utiliza o veículo esporadicamente, é provável que você tenha um baú para moto – ou pense em ter um!
E é justamente no momento da escolha que as “dificuldades” aparecem. Além de preços variados, existem uma gama de opções de materiais utilizados, cada um com vantagens e desvantagens.
Saber sobre os materiais dos baús de moto vai te ajudar a entender qual é a melhor opção para as suas necessidades!
O plástico – o material que usamos na iCbras!
Desde seu surgimento, o plástico é o material mais utilizado na fabricação de baús de moto. Ao longo dos anos, novas tecnologias e designs foram incorporados para atender às demandas dos motociclistas.
Nós, da iCbras, fazemos parte dessa evolução do uso do plástico! Presente em todos os nossos baús para moto, trabalhamos com o polietileno de alta densidade (PEAD), conhecido por sua resistência e durabilidade.
Sua alta densidade não impede um bom grau de maleabilidade no momento da fabricação. É por isso que chegamos em um design exclusivo, com recursos extras e máximo aproveitamento do espaço.
O grande benefício do plástico como um dos materiais dos baús de moto está na durabilidade. O material é bastante resistente, ideal para um acessório que fica exposto no tempo. O plástico suporta luz solar, água e poeira sem perder suas características, o que contribui para a longevidade do baú.
Além disso, outra vantagem está na leveza. Um baú para moto feito de plástico não pesa tanto na motocicleta.
A fibra de vidro
Muita gente não sabe, mas um dos materiais dos baús de moto é a fibra de vidro, que é um material composto por filamentos finos de vidro.
Uma das maiores vantagens dos baús de fibra de vidro está na facilidade de manutenção. Afinal, o material permite uma limpeza muito mais fácil.
A fibra de vidro pode ser vista como um material resistente. Mas, caso o baú apresente uma trinca, pode quebrar em pouco tempo.
No entanto, as desvantagens são maiores. A começar pelo custo da matéria-prima, que torna o baú em si mais caro do que outras opções.
Por ser um material pesado, prejudica a agilidade do motociclista em suas corridas.
E caso você se preocupe com a sustentabilidade, saiba que baús de fibra de vidro não podem passar por processos de reciclagem.
O alumínio
Não há como negar: a principal vantagem do alumínio enquanto matéria-prima é a sua resistência. Por não ser um material muito maleável, não sofre tanto com as intempéries do tempo.
O alumínio, além de proteger contra impactos, chuva e poeira, também mantém os itens que você carregar em boas condições térmicas.
Ainda assim, existem alguns pontos negativos neste que é um dos materiais dos baús de moto. Por exemplo, não é possível personalizar um baú de alumínio com tanta facilidade.
Também há uma propensão à oxidação ao longo do tempo, especialmente se sua região for próxima ao litoral.
E claro, o preço dos baús de alumínio não são tão convidativos.
A fibra de carbono
Por fim, uma outra opção de materiais dos baús de moto é a fibra de carbono.
Para quem não conhece, a fibra de carbono é composta por carbono em longas fibras finas e leves.
Sua fabricação envolve um processo de carbonização que remove elementos “não-carbonos”, tornando as fibras mais resistentes e rígidas.
Esse material é usado em várias indústrias, incluindo a de baús de moto, devido à sua leveza e resistência à corrosão.
De fato, baús de moto de fibra de carbono possuem boa durabilidade e um ótimo potencial de personalização.
Entretanto, é preciso frisar que o custo de fabricação é elevado, o que acaba caindo no bolso do consumidor.
Além disso, mesmo tendo boa resistência, a fibra de carbono pode ser danificada mais facilmente que outros materiais.
Materiais dos baús de moto: qual escolher?
É claro que nós, da iCbras, recomendamos que você opte por um baú de moto de plástico, a matéria-prima que nós utilizamos!
Entretanto, a escolha do material para o baú de moto depende do estilo de vida, necessidades específicas e orçamento do motociclista.
Por aqui, consideramos o plástico como uma boa opção por diferentes motivos. Além do preço ser mais acessível, um baú de plástico pode ser personalizado e é sustentável – aproveita materiais recicláveis e é reciclável!
Mas uma dica para fazer uma escolha certeira é conhecer, pessoalmente ou por meio de vídeos, as características dos materiais dos baús de moto.
Além disso, lembre-se de avaliar suas prioridades, como tamanho e recursos adicionais, e escolha o material que melhor atende às suas especificações com base nas informações fornecidas.
Assim, você tem mais chances de fazer uma escolha que não traz nenhum arrependimento!