Qual é o futuro dos baús de moto e bags nas cidades?

Baús de moto e bags são acessórios muito utilizados por motociclistas para transportar diversos itens. Mas você já se perguntou qual o futuro dos baús de moto e bags diante das mudanças de trânsito?

De fato, com o número crescente de motociclistas, aumenta também a preocupação em criar um ambiente de trânsito que seja adequado e seguro para todos.

Por conta disso, existem discussões sobre mudanças no código de trânsito e nas leis brasileiras.

Pode ser que você tenha ouvido coisas sobre o futuro dos baús de moto e bags. Mas antes de tomar qualquer atitude, é importante entender as possíveis mudanças que poderão afetar o futuro desses acessórios.

Aqui na iCbras, nós estamos sempre de olho nas regulamentações sobre os baús de moto, área que somos especialistas! Por isso, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, a seguir.

De onde vem as discussões sobre baús de moto e bags?

Antes das motos se tornarem populares como meio de trabalho, existiam poucas regulamentações sobre o uso dos baús de moto e bags.

Na verdade, muitos motociclistas passaram a incluir baús ou utilizar mochilas sem dar a devida atenção às recomendações básicas de segurança.

Por serem acessórios adicionais, se não forem instalados corretamente ou se não tiverem uma estrutura adequada, podem comprometer a estabilidade da moto e dificultar a condução, aumentando o risco de acidentes.

Basta pensar que o tamanho exagerado de alguns baús, especialmente os improvisados, pode afetar a visibilidade e causar acidentes.

De fato, quando esses acessórios quase encobrem o motociclista, torna-se mais difícil para os outros veículos identificá-lo, e vice-versa.

Pensando nesse e em outros casos semelhantes, novas regras têm sido implementadas para regulamentar e tornar mais seguro o uso desses acessórios. Ou seja, o futuro dos baús de moto e bags está em jogo!

Baús de moto e bags serão proibidos?

É difícil prever com precisão o que o futuro reserva para o uso de baús de moto e bags.

Entretanto, muitos motociclistas confundem as diretrizes legais e acreditam, erroneamente, em uma possível proibição total desses acessórios.

Embora existam discussões sobre restrições em áreas de grande fluxo de veículos e pedestres, não há qualquer proibição em vigor.

O que existe hoje é uma regulamentação estabelecida pelo Contran, que define diretrizes claras, especialmente em relação ao tamanho dos baús.

O que diz a lei brasileira atual?

A Resolução nº 943 de 2022 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece requisitos de segurança para o transporte remunerado de pessoas e cargas.

Mas vale frisar que essa normativa não se aplica a todos os motociclistas: apenas mototaxistas e profissionais de motofrete.

Assim, antes de falar das regras, vamos começar pelo básico: você pode, sim, usar baús e bags em sua moto.

No entanto, é necessário obedecer ao Inciso 2 do Art. 10, que estabelece as seguintes especificações:

  • A largura máxima do baú é de 60 centímetros;
  • O comprimento do baú não pode ultrapassar a extremidade traseira da motocicleta;
  • A altura do baú não deve exceder 70 centímetros a partir da base central, medida a partir do assento do veículo.

Além dessas especificações, é fundamental verificar a capacidade máxima de carga que a moto aguenta.

Analisar os meios e pontos de fixação disponíveis para escolher o modelo que melhor se adeque também é importante.

Quanto às bags, existe um projeto de lei (Lei 4092/23 do CTB) que permite o uso de bolsas isotérmicas por motociclistas que atuam como motofrete.

Isso significa que você poderá usar as big bags, desde que se prenda o acessório ao corpo do condutor, como mochilas. Afinal, a bag não compromete a segurança no trânsito nem a dos motoboys.

Se você trabalha com moto: veja essas dicas!

Baús de moto e bags são acessórios indispensáveis para motociclistas que utilizam a moto como ferramenta de trabalho.

Além de facilitar o transporte de uma variedade de objetos, esses acessórios protegem as mercadorias e aumentam a segurança durante o trajeto.

Mas antes de optar por qualquer novo acessório para sua moto, é fundamental verificar se houve alguma nova resolução do Contran ou do CTB.

Além disso, lembre-se de que algumas cidades podem adotar regras específicas, como a proibição de circulação de baús e bags em áreas com pedestres, em centros históricos ou durante eventos.

Pode haver também obrigações adicionais, como o uso de sinalização luminosa ou faixas refletivas.

Sempre respeite as leis de trânsito e, antes de sair para realizar entregas, teste a dirigibilidade e estabilidade da moto. Afinal, qualquer item adicional instalado pode alterar o equilíbrio do veículo.

Ao escolher o modelo adequado, você garante uma viagem tranquila e uma ótima experiência de pilotagem.