ERROS AO ANDAR DE MOTO

Segurança em primeiro lugar: 4 erros ao andar de moto

Diariamente muitos motociclistas cometem erros ao andar de moto. Seja por desconhecimento ou por descuido, algumas práticas são perigosas e prejudiciais.

O trânsito é composto por uma série de variáveis como pedestres, carros, caminhões, outras motos, buracos na pista e, em algumas regiões, animais, trens, etc.

A moto é um meio de locomoção onde não há proteção, o piloto está totalmente exposto. Por isso, equipamentos de segurança, qualidade da via e atenção plena são itens essenciais para uma boa condução.

Assim, para evitar riscos e ter uma pilotagem mais tranquila, evite estes 4 erros ao andar de moto.

Erros ao andar de moto

A maioria dos pilotos acredita que para andar de moto é só ter a CNH na categoria correta e sair desbravando tudo em duas rodas.

Mãos masculinas pilotando uma moto na estrada.

No entanto, é preciso ter conhecimento sobre alguns fatores ou itens prejudiciais, e, até mesmo, infrações que podem tirar a CNH.

Por isso, conheça os principais erros que muitos motociclistas cometem ao andar de moto.

1. Não usar os equipamentos de segurança adequados

Que capacete é um item obrigatório no Brasil, não é nenhuma novidade. Esse item foi adicionado como medida de segurança para proteger os motociclistas em caso de queda ou colisão.

Como a moto não tem nenhum tipo de barreira, é preciso que o piloto esteja equipado com acessórios capazes de garantir sua segurança.

Por ser um item obrigatório, e extremamente importante, o capacete precisa ser certificado por órgãos de segurança, como o INMETRO. É importante que o modelo seja condizente ao seu estilo de pilotagem e propósitos. O item precisa estar adequadamente ajustado para proteger a cabeça de impactos severos ou colisões.

Outros acessórios são jaquetas, calças, luvas e botas de materiais resistentes como tecidos com reforço ou couro. Além de proteger em caso de acidente, esses itens contribuem no enfrentamento de condições climáticas adversas. 

As luvas ajudam a manter o controle e firmeza na direção. Assim como, as botas garantem aderência aos pedais e evitam lesões nos pés e tornozelos. 

2. Estar desatento ao trânsito ao redor

Como há muitos componentes no trânsito, é imprescindível redobrar a atenção para fatores externos e fora do seu controle. Estar atento é uma habilidade fundamental para qualquer motociclista.

Observe e monitore o movimento ao redor. Ajuste os retrovisores para conferir frequentemente os veículos que vem logo atrás ou ao lado da moto. Mantenha o olhar atento e aguçado para antecipar manobras de outros condutores.

Homem pilotando uma moto. Ele veste roupas de inverno, capacete e tem uma mochila nas costas. Ele passa por uma região que parece urbana.

Algumas ações, como motoristas indecisos, distraídos ou apressados podem apresentar perigo. Por isso, mantenha foco total para identificar e estar preparado para reagir a práticas inesperadas e repentinas.

Um dos grandes erros ao andar de moto é se manter no ponto cego de outros veículos. Veículos maiores, como caminhões e ônibus, e até carros, têm áreas onde o condutor não possui visibilidade. 

Nesse sentido, é imprescindível evitar ficar em zonas cegas por muito tempo. Se o motorista não pode te ver, pode realizar manobras que irão prejudicar o motociclista.

Sempre que for realizar qualquer tipo de ação, como mudança de faixa ou conversão, sinalize com setas indicadoras. Essa prática reduz, significativamente, o risco de acidentes.

3. Não adaptar a pilotagem  

Pilotar uma moto requer atenção, cuidado e adaptação, principalmente em relação ao clima. Em dia de chuva, calor intenso, neblina ou ventos fortes, alguns riscos se tornam mais evidentes. Não considerar os fatores climáticos é um dos grandes erros ao andar de moto.

Para fugir desse problema, é preciso ajustar a condução para dias de chuva, calor intenso, neblina e ventos fortes. 

Quando houver chuva, tenha cuidado com a pista molhada, já que a aderência dos pneus se torna menor. Procure pilotar com velocidade reduzida e mantenha distância maior dos veículos.

Já quando o clima estiver extremamente quente, faça pausas frequentes para não haver superaquecimento do motor. No calor é comum que haja maior desgaste dos componentes da moto.

Em caso de neblina ou falta de visibilidade, reduza a velocidade, use farol baixo e mantenha a atenção redobrada. Com ventos fortes, mantenha a postura e segure firme no guidão, caso as rajadas sejam extremas, pare e espere o clima melhorar.

4. Não saber técnicas de frenagem

O último dos erros de andar de moto que iremos apontar nessa lista é uma habilidade extremamente importante, as frenagens. Uma frenagem bem executada é capaz de evitar quedas, colisões e acidentes graves. 

Como mencionamos, o trânsito requer atenção às ações de outras pessoas. Por isso, algumas práticas devem ser consideradas como usar os freios simultaneamente para que a moto não se desestabilize.

Outro ponto é evitar frenagens bruscas já que essas são as principais causas de derrapagem. Procure frear de maneira progressiva e suave, aumentando a força gradualmente.

A depender do terreno, a frenagem também deve ser adaptada. O ideal é sempre evitar a frenagem agressiva, buscando manter a moto estável. Outra dica valiosa é reduzir a marcha enquanto freia, principalmente em descidas íngremes e curvas.

Sistemas de freio ABS são essenciais para evitar que as rodas travem em situações críticas, conferindo maior controle e redução de riscos.

De maneira geral, evitar estes 4 erros ao andar de moto garante maior segurança e menores índices de acidente. Como dica extra, sempre faça revisões em sua moto e conte com os baús da iCbras para transportar seus itens adequadamente e com total segurança.