tendencias delivery

Setor de delivery em 2025: 6 tendências que você precisa conhecer

Já recebeu alguma encomenda comprada online diretamente na sua casa? O setor de delivery em 2025 continuará crescendo, mantendo seus resultados positivos e sua contribuição com a economia nacional. 

Responsável por faturar bilhões de reais anualmente, a cultura de pedidos por aplicativos está amplamente difundida em nossa sociedade.

Mas, a alta demanda gerou consumidores mais exigentes, transformando este mercado em um ambiente altamente competitivo. 

Para continuar tendo sucesso no setor de delivery em 2025 é preciso inovar. Por isso, conheça as 6 tendências que irão revolucionar este mercado no próximo ano.

Entregas ultra rápidas

Um dos grandes desafios de quem trabalha com aplicativos de entrega de moto é a celeridade com que os insumos precisam ser entregues.

Na verdade, não é apenas o produto que deve ser entregue rapidamente, toda a operação logística deve ser acelerada.

A tendência para 2025 é que as entregas demorem no máximo 10 minutos. Isso contando desde o momento que o cliente fez o pedido. 

Para que funcione, a recomendação é que os comércios, principalmente de alimentos, criem uma linha de produção específica para os pedidos online. E, também, que invistam em novas alternativas de entrega ou rotas aperfeiçoadas.

Superdescontos

Todo consumidor gosta de comprar barato, isso é um fato inquestionável. O varejo está sendo tomado por promoções e vantagens que agradam o público. E, essa é uma prática que se tornará popular no setor de delivery em 2025.

Nesse sentido, estratégias de fidelização como entregas grátis, brindes ou cupons de desconto, serão práticas adotadas por negócios que desejam se manter atuantes no mercado.

Quanto mais criativo ao oferecer novas experiências de consumo, maior será a conquista de clientes. Logo, maior a fidelização e alcance dos seus produtos.

Novas modalidades de entrega

Outra tendência para o setor de delivery em 2025 são as novas modalidades de entrega. Com maior destaque para as que são realizadas com drones.

Essa alternativa vem ganhando mais adeptos por ser sustentável, prática e rápida. A modalidade já é uma realidade em muitos países.

No Brasil, iniciativas vêm surgindo. Como a de Curitiba, que planeja inserir a cidade no mercado de rotas de entrega realizadas por drones.

Apesar dessa opção ser bastante promissora, enfrenta desafios como questões climáticas, reduzida capacidade de carga, e a necessidade da regulação pela ANAC.

No entanto, mais cedo, ou mais tarde, a grande maioria das pessoas terá suas encomendas chegando diretamente do céu.

Automação e Inteligência Artificial

O uso de recursos tecnológicos para aperfeiçoar as operações crescerá ainda mais no setor de delivery em 2025. 

De fato, há uma série de tecnologias capazes de acelerar a rotina das cozinhas, oportunizando a gestão de cardápios, integração do pagamento online, rastrear a entrega e acompanhamento de métricas de desempenho, como itens mais pedidos ou média de valor gasto.

Mão masculina segurando e mexendo em um smartphone. Ao fundo, há uma motocicleta estacionada. Parece ser um entregador de moto.

A gestão dos estabelecimentos é tão importante para o desempenho quanto entregas rápidas e produtos de qualidade. 

Ao adotar softwares de gestão é possível gerenciar insumos do estoque para que não haja falta de matéria-prima, por exemplo.

Operações robotizadas

Ainda sobre o uso de recursos tecnológicos, há as cozinhas inteligentes, que usam a robotização para a produção. Essa inovação é capaz de aumentar a produtividade. Afinal, um chefe robô produz uma quantidade muito maior de refeições, se comparado a um ser humano.

A automação completa das cozinhas favorece o consumo mais consciente, onde a IA é usada para aproveitar todos os insumos integralmente. 

Para além do delivery, a Inteligência Artificial oportuniza uma agricultura mais precisa e saudável, reduzindo a perda de safras por questões climáticas e outras intempéries.

Sustentabilidade em toda a operação

A preocupação com o meio ambiente e consumo consciente é uma tendência que chegou para ficar. Clientes optam por consumir de empresas que se mostram amigas do meio ambiente e conscientes de seu impacto social.

O resultado é o aumento de usuários adeptos da alimentação limpa, como a vegana ou natural.

Mas, não é só isso. Há preferência por deliveries que usam embalagens adequadas. Ou seja, o consumidor tende a comprar de empresas que tenham embalagens recicláveis, biodegradáveis ou reutilizáveis.

Esse tipo de prática contribui para melhor experiência do usuário. Sua empresa pode usar iniciativas de retorno, como a devolução de embalagens, como uma estratégia de fidelização dos clientes. 

Aqui na iCbras nós já estamos dentro das tendências do setor de delivery em 2025. Todos os nossos baús são produzidos com plástico reciclado e de alta resistência e durabilidade.

Garanta a continuidade e o sucesso dos seus negócios entregando produtos que chegam em perfeitas condições: use os baús da iCbras!