Viagem de moto pelo mundo: dicas e motociclistas para acompanhar

Você já sonhou em pegar a sua motocicleta e viver aventuras no Brasil e, quem sabe, em outros países? Saiba que fazer uma viagem de moto pelo mundo é uma possibilidade, mas é preciso atenção na hora de planejar essa experiência.

Da documentação até a escolha do baú para moto ideal, são vários os detalhes a se pensar e decisões a tomar. E nada melhor do que começar essa “jornada” com informação!

Por isso, se você está pensando em fazer uma viagem de moto pelo mundo, precisa conferir as 5 dicas que selecionamos.

E como bônus, para te inspirar ainda mais, indicamos 3 motociclistas que estão vivendo essa aventura e compartilham tudo online. Confira!

Duas pessoas de frente para uma paisagem. O homem está sentado na moto, olhando o horizonte. A mulher está de pé, com os braços abertos e usando capacete, demonstrando felicidade. A paisagem é um monte e ao fundo há o mar.

1. Comece com um bom planejamento

Antes de iniciar sua jornada, faça um planejamento detalhado do itinerário que você pretende conhecer.

Isso porque, ter um plano bem elaborado ajuda a evitar imprevistos e a manter o controle sobre sua viagem.

Tenha em mente que, em todo o mundo, são centenas de lugares incríveis para conhecer! Ou seja, é possível que você precise fazer um “filtro” e focar somente em destinos que você tem um desejo verdadeiro de visitar.

Ao fazer o seu planejamento, considere a distância entre os destinos, as condições das estradas, o clima e as paradas para descanso e abastecimento.

Além disso, reserve um bom tempo para pesquisar opinião de outros motociclistas, o que te ajudará a conhecer os “macetes” para viver experiências únicas.

2. Escolha um baú para moto adequado

Em uma viagem de moto pelo mundo, o baú será seu grande companheiro! Por conta disso, é interessante encontrar o modelo que seja adequado para sua aventura.

Nesse sentido, existem algumas considerações. Além de escolher uma marca de baú para moto que seja confiável, você precisa pensar em quando itens precisa ou quer levar na sua aventura.

Por exemplo, para destinos de frio extremo, você precisará levar roupas mais volumosas. Nesse caso, um baú para moto amplo e espaço se torna essencial.

Agora, se você pretende fazer viagens mais próximas do seu endereço, ou se você consegue ser muito contido na escolha de roupas, um bauleto pode funcionar.

Mais do que isso, pense no seu conforto! Uma viagem de moto pelo mundo exige longas horas sentado, e você não vai querer que o baú para moto tome muito do seu espaço.

3. Uma boa manutenção

Antes de sair, certifique-se de que sua moto está em perfeitas condições de funcionamento.

Faça uma revisão completa dos sistemas de freios, pneus, suspensão, motor e iluminação.

Leve em consideração também o kit de ferramentas e peças sobressalentes que possam ser úteis durante a viagem.

Uma outra dica é se precaver para possíveis manutenções na estrada. Assim, ao fazer o planejamento de roteiro, coloque pontos de apoio em que você poderá encontrar um mecânico e salve essas informações no seu smartphone.

4. Equipamento de Segurança

Em uma viagem de moto pelo mundo, sua segurança precisa ser uma prioridade. Nesse sentido, falamos não só da manutenção do veículo, mas dos itens de vestimenta que você precisa ter.

Utilize sempre equipamentos de segurança adequados, como capacete, jaqueta resistente, luvas, calças reforçadas e botas de couro.

Além disso, não deixe de usar faixa refletiva no baú da moto, que vai colaborar com a sua visibilidade no trânsito.

Saiba que investir em equipamentos de qualidade pode fazer toda a diferença em caso de queda ou acidente.

5. Faça uma experiência menor

Por fim, uma viagem de moto pelo mundo é uma experiência única e transformadora. Mas antes de se aventurar em algo tão complexo, que tal fazer uma experiência?

Para isso, a dica é escolher um destino há poucas horas do seu endereço e viver essa jornada durante alguns dias. Isso te dará uma noção do que você pode melhorar e até perceber o que é inútil na rotina de viagem.

Se inspire com a viagem de moto pelo mundo de outras pessoas!  

De fato, se preparar para uma viagem de moto pelo mundo pode ser complexo e cansativo.

E para que você não perca o ânimo, uma boa dica é acompanhar pessoas que já estão vivendo essa experiência.

Entre documentação, manutenção da moto e a elaboração de um roteiro, o motociclista disposto a fazer uma viagem de moto pelo mundo precisa ter uma visão do que o espera.

Assim, recomendamos 3 motociclistas que criam conteúdo para você seguir!

Mulher sentada em uma moto. Ela está feliz, sorrindo, usando calça jeans, blusa amarela e casaco marrom. Ela também usa um óculos de sol. Ao fundo vemos o céu azul.

Thiago Noronha

Thiago Noronha é um motociclista que contam com mais de 200 mil inscritos em seu canal no YouTube e mais de 70 mil seguidores no Instagram.

Em suas redes, ele consegue documentar minuciosamente cada aspecto de suas viagens de moto ao redor do mundo, percorrendo longas distâncias de forma solitária.

Com um estilo descontraído e cheio de disposição, os vídeos de Thiago proporcionam uma imersão no dia a dia de um motociclista.

Explorando diversas nações da América do Sul, Thiago já deixou suas marcas em países como Argentina e Uruguai, e chegou ao fim do mundo no Ushuaia.

Vem na Garupa!

Quer viajar, mas não sabe se tem dinheiro para isso? O Marcelo Fernandes, do Vem na Garupa!, mostra que é possível fazer uma volta ao mundo de modo econômico.

Para isso, ele viaja por diversas regiões do Brasil em sua confiável Titan 150. Assim, ao acompanhá-lo, conseguimos ver o quanto nosso país é rico em belezas naturais!

Cada detalhe de suas viagens é cuidadosamente planejado para minimizar gastos, tornando seu canal uma fonte valiosa para quem busca informações sobre destinos, hospedagens, alimentação e muito mais, sem comprometer o orçamento.

Guga Dias – Diário de Motocicleta

Guga Dias, do Diário de Motocicleta, é um dos nomes mais conhecidos desse tipo de aventura. Afinal, foi a partir da falta de canais especializados em viagens de moto que ele e sua esposa começaram a compartilhar conteúdo.

Guga iniciou sua jornada percorrendo distâncias modestas, que gradualmente se estenderam ao longo do tempo. Ao longo de sua trajetória, ele já deu cinco voltas pelo Brasil. Além disso, suas aventuras se estendem pela América Latina, Europa e África.

Atualmente, Guga também é reconhecido como escritor e palestrante, compartilhando suas experiências e insights em eventos e publicações especializadas.

E então, “bora” viajar?

Conhecer novos lugares é sempre interessante. Mas fazer uma viagem de moto pelo mundo se torna ainda mais incrível!

Por isso, se você tem vontade de viver algo semelhante, faça um planejamento, cuide do seu baú para moto, faça manutenções no veículo e se jogue na experiência!

Certamente, seja na sua cidade, em outro estado ou no mundo, você viverá momentos inesquecíveis.