Como levar seu pet na moto com conforto e segurança

Você é motociclista e quer levar seu pet na moto, mas não sabe como? Agora você vai descobrir o que precisa para passear tranquilo com seu animal.

Nos dias de hoje os animais são tidos como verdadeiros parceiros que acompanham seus tutores em todos os lugares. Para que a experiência seja boa tanto para o animal, como para o condutor, é preciso estar atento a alguns cuidados especiais. 

Embora não exista uma legislação que explicite as exigências do transporte de animais, há alguns casos em que punições podem ser aplicadas.

Assim como no transporte de mercadorias, os baús de moto são as melhores alternativas para transportar os animais com total conforto e segurança. 

Mas, sem mistério, o que é preciso para transitar com seus animais pelas ruas e estradas Brasil afora? 

Cachorro apoiado na parte da frente de uma motocicleta. Mãos humanas segurando o animal.

Quais são as opções para transportar pet na moto?

Como o mercado de animais de estimação está em franco crescimento, há várias opções para transportar o pet na moto com total conforto e segurança.

Cada alternativa tem vantagens e desvantagens. A escolha é particular ao seu estilo de vida e preferências.

As possibilidades para o transporte seguro dos animais, são:

  • Baús para pets: ideal para os animais de pequeno e médio porte, os baús de plástico projetados para o transporte de animais são a alternativa mais comum e cômoda. Esses itens são especificamente projetados para proporcionar ventilação adequada e espaço para que o pet esteja acomodado de maneira confortável. Outra vantagem dos baús é a possibilidade de fixá-los corretamente e diretamente na moto. Fazendo com que haja maior segurança, já que a dirigibilidade não fica comprometida;
  • Mochilas de transporte: animais de pequeno porte podem ser acomodados em mochilas próprias o transporte. Embora seja uma opção mais prática, deve-se observar as reações do animal durante o transporte. Por ser mais instável, o pet pode se sentir desconfortável. Sempre antes de sair, confira se a mochila está devidamente encaixada para maior bem-estar do animal;
  • Sidecar: esse dispositivo é ideal para animais de grande porte, com mais de 12 quilos. Consiste em um dispositivo com uma única roda, que é preso ao lado da moto, transformando-a em um veículo de três rodas. Essa opção exige maior experiência na pilotagem, além de acessórios para o pet e adestramento, já que o animal pode ficar incomodado.

Como escolher o melhor equipamento para transportar o pet?

Escolher o melhor equipamento faz com que o animal passe por um transporte seguro. Para isso, sempre opte por opções capazes de abrigar seu animal respeitando seu tamanho e peso.

Seja baú, mochila ou sidecar, a opção de transporte precisa ter boa ventilação, isso evita que o animal fique superaquecido, prejudicando sua saúde.

Também observe bem os materiais usados na fabricação, eles devem ser resistentes e seguros, principalmente em relação às mochilas. Confira se não existe a possibilidade de rasgar e se as alças são grossas para que o motociclista tenha controle e conforto.

Lembre-se que levar o pet na moto significa carregar um ser vivo. Por causa disso, tenha certeza que sua escolha oferece conforto ao animal, com espaço suficiente para que se movimente durante o trajeto.

O que fala a lei sobre o transporte de pet na moto?

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro não possui nenhum tipo de proibição para o transporte de animais em motocicletas. Assim, é possível carregar seu animal de estimação desde que ele não esteja vulnerável ou desconfortável.

Rodovia de uma cidade, com trecho duplicado. De um lado, há vários motociclistas e suas motos, em movimento. Do outro, apenas um carro.

O assunto que envolve o transporte de animais e os maus-tratos é tão sério, que a Câmara aprovou um projeto de lei que cria regras para o transporte de animais. Por enquanto, ainda é um projeto, mas recomenda-se ficar atento às novas modificações ou atualizações. 

O objetivo da lei atual é manter os animais e os motociclistas à salvo. Em relação aos automóveis, há a proibição de carregar animais na parte externa do veículo. No caso de motos, os animais não podem estar à esquerda ou entre os braços e pernas do motorista.

É por isso que todo pet na moto deve usar peitoral ou guia adaptado, e ser transportado em caixas específicas para o transporte, como os baús para motos.

Dicas para um transporte confortável do seu animal de estimação

Sempre que pensamos nos motociclistas, temos em mente a saúde dos motoboys. Mas, no caso de pet na moto, há outro ser vivo que precisamos considerar.

Nesse sentido, a primeira dica é acostumar o animal com o equipamento de transporte. Ofereça petiscos para que o pet se aproxime e fique dentro da caixa ou bolsa. 

Essa experiência precisa ser positiva e quanto mais voluntária, melhor. É um processo gradual que exige calma e paciência.

Observe se o animal não apresenta sintomas de estresse e ansiedade. Caso veja que ele está tranquilo, faça viagens curtas para prepará-lo para enfrentar trajetos mais longos. Sempre reforce o bom comportamento usando um tom de voz calmo e confiante.  

Confira a documentação do animal e leve um kit primeiros socorros. Mesmo animais habituados a andar de moto podem sentir enjoos durante a viagem.

Se o foco são viagens longas, faça paradas no caminho para que o animal possa se alongar, beber água e fazer suas necessidades. Ao viajar com um animal não é recomendado ter pressa, faça todo o trajeto com tranquilidade.

No mais, aproveite o passeio e curta um momento único com seu pet na moto.