como ter uma empresa de moto delivery

Como montar e administrar sua empresa de motoboys

Administrar empresa de motoboys é uma ótima oportunidade de negócio, principalmente nos dias atuais onde as entregas rápidas e serviços logísticos eficientes são altamente lucrativos e requisitados.

Embora possa parecer um ramo muito simples, consiste em pegar e entregar itens, para que haja sucesso, planejamento e gerenciamento são essenciais. 

Seja para entrega de documentos, encomendas, alimentos e demais produtos do e-commerce, a escolha de frota, definição de preços, gerenciamento de finanças e escolha de boa frota são imprescindíveis.

Entenda como montar e administrar sua empresa de motoboys com maestria para garantir o crescimento sustentável do negócio.

Motociclista em sua moto com baú de moto acoplado. Parece ser um motoboy levando algo para seu destino.

Do que se trata uma empresa de motoboys?

De modo amplo, esse tipo de negócio consiste no oferecimento de serviços de entrega rápida e logística urbana. As motos servem para o transporte de uma infinidade de tipos de insumos como alimentos, encomendas, documentos, remédios, entre outros produtos.

Motoboys são profissionais especialistas na entrega eficiente e ágil. São autoridades em percorrer o trânsito e o tráfego urbano em prol de cumprir prazos curtos e desafiantes. 

Uma das principais características dessa modalidade é a entrega rápida mantendo a integridade dos insumos. Há uma série de áreas de atuação, que compreendem, também, as tendências no setor de delivery.

É parceira de empresas, ecommerces, escritórios, restaurantes, lanchonetes, farmácias, entre outros. As entregas acontecem de forma avulsa, ou com planos mensais, dependendo da necessidade do cliente.

Como montar uma empresa de motoboys

A primeira ação para criar qualquer tipo de empreendimento é identificar a necessidade. Realize uma pesquisa para diagnosticar os nichos e as regiões que mais demandam desse tipo de serviço.

Uma questão estratégica é analisar a concorrência observando os pontos fracos e fortes e como seu negócio pode se diferenciar dos demais. 

A definição de ideias, objetivos e metas precisa ser bem clara, tanto para curto como para médio e longo prazo. É preciso estipular os caminhos que o negócio irá percorrer para atingir os objetivos e alcançar sucesso e rentabilidade.

Antes de considerar a formalização do empreendimento é recomendável fazer um plano de negócios para definir toda a estrutura da empresa.

Um dos fatores importantes para definir na hora de montar uma empresa de motoboys é o porte do negócio. É claro que a grande maioria dos empreendedores criam seus empreendimentos visando grande lucratividade. 

Mas, de início, é preciso conceituar se a corporação será uma pequena ou média empresa, e qual o modelo de tributação que você vai adotar.

Ainda nas questões burocráticas, é recomendável contratar um contador para obter todas as licenças necessárias para atuar e entender as obrigações fiscais inerentes.

Administrando um negócio de entregas e delivery

Ter uma estrutura para montar e administrar empresa de motoboys é essencial. No entanto, é a administração e gestão diária que proporcionará a esse negócio atingir altos níveis de eficiência. A operação carece de planejamento prévio e estipulação de metas e diretrizes. 

Estruturação da frota de motocicletas

De fato, uma empresa de motoboys gerencia as entregas, os entregadores e todos os tipos de insumos necessários. 

Nesse cenário, é preciso definir qual será a frota de motocicletas, como o modelo das motos, baús e demais acessórios. Aqui é preciso levar em conta o serviço que você vai oferecer, o custo-benefício e a segurança dos equipamentos.

Motos estacionadas, uma ao lado da outra.

Outro ponto importante que pode impactar as finanças é se esses itens serão comprados, financiados, alugados ou se será requisito para a contratação dos motoboys. Há empreendimentos que preferem que seus colaboradores já possuem suas próprias motos.

Em relação à frota, defina um plano de manutenção preventiva. O êxito de uma empresa de motoboys está na agilidade e rapidez de entrega. Ou seja, é inadmissível que as motocicletas circulem em más condições.

Contratação e treinamento dos motoboys

A equipe é outro ponto extremamente relevante. São eles que estarão diretamente em contato com o consumidor final, sendo fundamentais para a satisfação dos clientes.

Por isso, estipule o perfil de profissionais desejados, considerando experiências e habilidades. Também defina as condições de contratação, remuneração, benefícios, programas de treinamento, uso de tecnologia, entre outros.

Precificação, marketing e divulgação

Em relação ao gerenciamento é fundamental pensar na precificação do serviço. Estude qual estratégia melhor se encaixa em sua realidade, como tempo de serviço, volume de pacote ou quilometragem rodada.

Dentro do plano de negócios esse ponto é muito bem estudado, principalmente considerando a totalidade dos custos envolvidos.

Como gestor, pondere sobre a formação de parcerias comerciais oferecendo descontos ou pacotes promocionais. Dessa forma, a demanda pelos serviços é mais constante, contribuindo para facilitar o gerenciamento e administração do negócio.

O mercado de entregas está aquecido. Nesse sentido, invista em estratégias de marketing e divulgação, como anúncios e campanhas de fidelidade. Estipule uma logomarca e inclua no uniforme dos motoboys para que a marca seja forte e reconhecida.

Sistemas de gestão e tecnologia

E claro, a gestão é muito mais simples de ser realizada ao adotar sistemas e recursos tecnológicos. Implemente softwares ou aplicativos para otimizar rotas, rastrear entregas e melhorar a eficiência das operações.

Em relação ao financeiro, sistemas de controle e gerenciamento de receitas, despesas e fluxos de caixa são muito bem-vindos.

A verdade é que criar e administrar uma empresa de motoboys não é tarefa simples. Porém, com o planejamento e gestão adequados, as metas estipuladas são atingidas e o sucesso do empreendimento  concretizado.