Desafios de motoboy: como superá-los para uma rotina eficiente

Não é novidade que trabalhar com entregas de moto é bastante complexo. São vários os desafios de motoboy, obstáculos que esses profissionais precisam superar para ter um dia a dia mais eficiente.

De fato, para ultrapassar essas barreiras é necessário não apenas resiliência, mas também um entendimento profundo das boas práticas do setor.

Abordar esses desafios demanda uma visão abrangente, considerando desde questões básicas até as mais complexas.

Mas afinal, quais são os desafios de motoboy? E quais estratégias você pode aplicar para superá-los? Confira na sequência!

O ambiente como um todo

Começamos pelo ambiente em que o motociclista se expõe todos os dias: o trânsito das cidades.

Nesse sentido, temos dois grandes desafios de motoboy: a falta de infraestrutura nas vias urbanas e as mudanças climáticas.

No primeiro caso, a falta de infraestrutura é visível em cidades onde os motociclistas não contam com faixas exclusivas, ou mesmo se veem sem espaços adequados para estacionar com segurança.

Já as mudanças climáticas variam de região para região, mas acabam por provocar atrasos nas entregas e, ainda mais grave, prejudicam a saúde dos motociclistas.

Para contornar essas questões, os motoboys podem buscar o apoio de órgãos responsáveis para pedir por melhorias na infraestrutura viária, incluindo a criação de faixas exclusivas e uma sinalização adequada.

Além disso, adotar boas práticas, como utilizar roupas térmicas e impermeáveis e caprichar na alimentação e na hidratação, são úteis para lidar com esses desafios de ser um motoboy.

A legislação

Um dos maiores desafios de motoboy diz respeito às normas e leis que regulamentam a profissão.

Embora o país busque estabelecer diretrizes para esse tipo de trabalho, muitos profissionais ainda atuam na informalidade. Na prática, isso pode prejudicar um motoboy, especialmente quando ele precisa de recursos de apoio, como o afastamento pelo INSS.

Uma alternativa é estabelecer vínculos empregatícios com empresas de logística, garantindo direitos trabalhistas e uma relação formal.

Outra opção é trabalhar como autônomo, cadastrando-se como Microempreendedor Individual (MEI), proporcionando benefícios como contribuição para o INSS.

De fato, como motoboy, você pode ter um CNPJ de MEI. Isso permite uma melhor regularização perante as leis e proteção para diferentes situações.

As avaliações nos apps

Muitas vezes, um motociclista olhando para o seu suporte para smartphone acoplado na moto significa estar em uma entrega de app.

Apesar de ser uma ótima fonte de trabalho, a capacidade de avaliação em tempo real introduzida pela tecnologia impacta diretamente a profissão de motoboy.

Afinal, o motoboy precisa encarar cada entrega como uma oportunidade de oferecer um serviço de qualidade, mesmo não sendo responsável pela qualidade do produto em si. Caso contrário, sua avaliação no app pode ser prejudicada, fazendo com que você perca corridas.

Para lidar com esses desafios de motoboy, a dica é prestar um bom atendimento no geral. Ser cordial, atencioso e garantir que os itens sejam entregues em perfeitas condições são estratégias essenciais para evitar avaliações negativas.

Homem sentado em uma motocicleta olhando para seu smartphone, que segura com as mãos. O homem sorri olhando para a tela, demonstrando felicidade. Ele veste calça jeans, casaco e está de capacete. Ao fundo, vê-se uma rua.

O reconhecimento profissional

A falta de reconhecimento social é um desafio significativo enfrentado pelos motoboys.

Quantas vezes um motoboy se sente diminuído ao ver a reação das pessoas ao saberem de sua profissão? Isso não pode acontecer!

É claro que mudar essa percepção requer consciência coletiva sobre os benefícios do trabalho prestado por esses profissionais.

Por isso, uma boa maneira de demonstrar sua importância é prestar um bom serviço, com segurança e responsabilidade. Pode demorar um tempo, mas as pessoas podem rever seus conceitos sobre uma profissão.

O reconhecimento é uma via de mão dupla, e quando todos os profissionais são valorizados, a sociedade se torna mais justa e equitativa.

A disputa entre profissionais

Por fim, um dos desafios de motoboy está na convivência com outros motociclistas.

De fato, conflitos e rivalidades entre motoboys são comuns, especialmente quando a escolha das entregas fica a cargo do profissional.

Para evitar isso, é fundamental que as empresas distribuam as entregas de maneira justa e transparente, sem prejudicar ou favorecer nenhum colaborador.

A legislação também condena práticas de bonificação que podem gerar insegurança e sobrecarga de trabalho.

Desafios a superar!

Como você viu, os desafios na profissão de motoboy são diversos. Se você já trabalha nessa área, provavelmente percebe cada um deles na prática.

Entretanto, além da resiliência do motociclista, precisa haver um esforço coletivo e a implementação de estratégias eficazes pela sociedade e pelos órgãos do governo.

Somente assim essas dificuldades podem ser superadas, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e valorizado.