Feiras de moto peças no Brasil: quais são e onde acontecem?

Cada vez mais pessoas utilizam motocicletas para suas atividades diárias. Com o mercado aquecido, mais feiras de moto peças têm acontecido no Brasil. Mas quais são elas? E em que cidades ocorrem?

A presença de feiras do ramo não é um fenômeno casual, já que o mercado de motocicletas continua a expandir-se.

Basta considerar que no primeiro trimestre de 2023, por exemplo, as vendas de motos aumentaram quase 30% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Com uma ampla gama de produtos e consumidores interessados em personalizar suas motocicletas, a demanda por peças para motos está em constante crescimento.

Isso não se limita apenas a peças mecânicas, mas também a acessórios, que vão desde suportes para smartphone até baús de moto e vestimenta.

Mas então, quais são essas feiras especializadas em peças para motocicletas? Conheça algumas das principais, a seguir!

Feira Moto Nordeste

Realizada anualmente em Campina Grande, Paraíba, a Feira Moto Nordeste visa promover negócios em todos os níveis do segmento.

Dada a concentração significativa de motos e estabelecimentos na Região Nordeste, o evento reúne mais de 80 expositores de alta qualidade, incluindo fabricantes e distribuidores.

Além disso, mais de 400 empresas são convidadas, representando a elite do mercado de motopeças na região.

É uma das feiras de moto peças mais famosa do Brasil.

Salão Nacional e Internacional das Motopeças

Considerada a maior feira do setor, o Salão Nacional e Internacional das Motopeças, promovido pela ANFAMOTO, ocorre em São Paulo.

Em sua 12ª edição, o evento reúne as principais empresas do ramo, oferecendo um ambiente propício para negócios ao contar com mais de 100 expositores, apresentando mais de 200 marcas em quatro dias de feira.

O foco é destacar lançamentos, novidades e tendências do mercado, atraindo mais de 10 mil visitantes no último ano.

Salão Itinerante das Motopeças

Uma versão compacta do Salão Nacional e Internacional das Motopeças, o Salão Itinerante, também organizado pela ANFAMOTO, percorre diversas capitais e pequenas cidades do país.

Seu objetivo é facilitar negócios entre empresas nacionais e locais, proporcionando oportunidades de lançamentos, informações e adoção de novas tecnologias.

Para feiras de moto peças como esta, que é itinerante, é importante ficar atento ao noticiário para saber em qual localidade o evento vai acontecer.

Outras feiras de moto peças – com foco nas motocicletas

Além das feiras de moto peças, existem também eventos que são mais abrangentes, “abrindo o leque” para todo o segmento de motocicletas.

Apesar de não serem feiras de moto peças totalmente focadas nesse tipo de produto, são bons ambientes para conhecer as novidades no mundo das motocicletas.

Nesse sentido, uma boa opção é o Salão Duas Rodas, que acontece em São Paulo. Esse é um dos maiores eventos de motocicletas do país, com dezenas de expositores e novidades disponíveis.

Além disso, há o Salão Moto Brasil no Rio de Janeiro, que, embora não foque exclusivamente em peças para motos, proporciona uma excelente oportunidade para empresas do setor se aproximarem de seu público-alvo.

Mas por que ir em feiras?

Como você viu, existem várias opções de feiras de moto peças e motocicletas em geral. Mas por que você deveria comparecer neste tipo de evento?

Para começar, esse tipo de ambiente é ideal para encontrar as novidades do mercado e o que será tendência no futuro. Muitas empresas optam pelas feiras para lançar seus produtos novos, que podem ser grandes facilitadores para o motociclista.

Em algumas dessas feiras de moto peças o comércio é liberado. Ou seja, há a possibilidade de adquirir produtos, peças e acessórios por preços mais acessíveis.

Se você gosta de algum motoboy e influenciador digital, pode acabar se encontrando com ele em uma dessas feiras. Afinal, muitas empresas contratam esses profissionais em campanhas e eventos.

Porém, se participar de feiras presenciais não for uma possibilidade para você, saiba que o mundo online é repleto de oportunidades! Hoje, já existem grupos de motociclistas organizando eventos virtuais para facilitar negócios.

Essa diversidade de opções destaca as inúmeras possibilidades de explorar e aproveitar o mercado brasileiro, desde peças para moto até baús para motocicletas. E claro, é mais uma chance de mergulhar de cabeça nesse universo apaixonante das duas rodas!