Diariamente, somos impactados pela evolução da tecnologia em diferentes setores. A inteligência artificial no delivery, por exemplo, nos mostra que toda atividade logística pode ser otimizada.
De fato, cada vez mais empresas e profissionais autônomos estão incorporando a IA em suas estratégias de negócio. Afinal, ao proporcionar análises precisas e coleta de dados em tempo real, podemos trabalhar de maneira mais rápida, precisa e eficiente.
Empresas que integram a inteligência artificial em seus processos tornam-se mais competitivas, garantindo uma experiência aprimorada para o consumidor.
Entretanto, é nesse cenário que surge a questão: já é possível aproveitar as vantagens da inteligência artificial no delivery?
Entenda tudo sobre o assunto e como a IA já impacta o dia a dia dos pilotos de moto!
Criação de rotas inteligentes
Depois de organizar o seu baú para moto, vestir as roupas adequadas e acoplar o seu smartphone no suporte, o que você faz?
É possível que sua resposta seja: olhar o trajeto para começar os compromissos do dia. Saiba que a otimização de rotas é uma das aplicações mais benéficas da inteligência artificial no delivery!
Na prática, existem algoritmos que são capazes de calcular trajetos mais eficientes para os entregadores, considerando não apenas a ordem das entregas, mas também a distância, prioridades e variáveis como trânsito.
Ou seja, ao invés de você precisar gastar o seu tempo pensando nas rotas mais estratégicas, a inteligência artificial assume essa tarefa!
Além disso, para empresas de entregas, a IA auxilia na determinação do número ideal de entregadores, levando em conta horários, localizações e sazonalidade. Isso, por sua vez, contribui para a redução dos custos operacionais.
Previsão de demanda
Por falar em empresas do setor logístico, uma das grandes vantagens do uso de inteligência artificial no delivery é a possibilidade de antecipar picos de demanda em horários ou regiões específicas.
Para isso, a inteligência artificial utiliza dados coletados de diferentes fontes, como aplicativos de transportes e até os trajetos realizados por um motoboy anteriormente. Tudo isso serve como material para prever cenários futuros.
Isso beneficia tanto as empresas, que podem se preparar de forma mais eficaz, quanto os consumidores, que podem acompanhar as entregas em tempo real.
A tecnologia também permite a gestão de riscos e logística preditiva, antecipando problemas potenciais e sugerindo soluções.
Entregas autônomas
Se você gosta de saber sobre tecnologia, certamente ouviu falar sobre as entregas autônomas realizadas por algumas empresas, como a Amazon.
Para a gigante do varejo, o plano é realizar 500 milhões de entregas por ano em todo o mundo, utilizando apenas drones, até 2030.
O número é amplo, mas por enquanto o Brasil ainda não está na rota da Amazon para esse tipo de entrega autônoma. Ainda assim, quando falamos de inteligência artificial no delivery, precisamos considerar outros meios de transporte, além da motocicleta.
É provável que ainda precisaremos esperar anos para ver essa tecnologia na nossa rotina diária, mas o fato é que ela já está presente no mercado!
Atendimento ao cliente
E se você, como motoboy, pudesse ter seus pedidos de entrega cuidados por uma IA?
De fato, a inteligência artificial no delivery pode ser empregada no atendimento ao cliente, realizando consultas de pedidos, rastreamento de entregas e oferecendo recomendações.
Chatbots automáticos, disponíveis 24 horas por dia, são usados para esse fim, tanto nos sites quanto nas redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas.
Esse tipo de recurso já está mais acessível, tanto que o próprio WhatsApp permite que você configure mensagens pré-determinadas, que são enviadas automaticamente em novos contatos.
Mas além do atendimento direto, a inteligência artificial no delivery também serve para analisar pedidos anteriores, recomendando produtos com base no histórico de compras e avaliando feedbacks dos clientes para identificar oportunidades de melhoria.
Além da inteligência artificial no delivery
Como você viu, é possível aproveitar, desde já, alguns recursos de inteligência artificial no delivery. Entretanto, é importante frisar que essa possibilidade se estende para outros segmentos profissionais – que podem ou não impactar os motoboys.
Por exemplo, restaurantes podem utilizar sistemas de inteligência artificial para facilitar a comunicação entre a recepção de pedidos e a produção na cozinha, evitando perdas de demanda.
Também existem sistemas que permitem que estabelecimentos acessem rapidamente dados financeiros e de pagamento, ajudando na gestão do caixa.
Seja como for, a verdade é que a inteligência artificial como ferramenta para o nosso dia a dia já é uma realidade, mas é algo relativamente novo.
É possível que, com o tempo, surjam leis específicas sobre o seu uso – assim como temos legislação para reboques e carretinhas, é provável que tenhamos regras para inteligência artificial no trânsito.
De qualquer forma, para o motociclista (seja um profissional do delivery ou não), a boa notícia é que a tecnologia tem tudo para ser um agente facilitador da rotina. É aguardar pelas evoluções e aproveitar o que já temos disponível com responsabilidade!