O mundo do Delivery: o que é e como funciona esse modelo de negócios

Muita gente já sabe o quanto é fácil e conveniente receber encomendas em qualquer lugar. Esse conceito faz parte do mundo do delivery, um modelo de negócios que tem apresentado grande crescimento.

Embora o setor de alimentos tenha mais pedidos de delivery, muitos outros segmentos estão adotando o serviço de entregas em seus estabelecimentos.

O mundo do delivery pode ter começado em grandes cidades, mas hoje em dia, o serviço de entrega está disponível em todos os tipos e tamanhos de municípios.

De fato, o mercado de entregas é um setor em expansão e uma oportunidade de empreendimento. Afinal, um grande número de pessoas opta pela economia de tempo, praticidade e comodidade de receber suas compras em um local específico.

Você está pronto para explorar todos os aspectos do universo das entregas e seu modelo de negócio?

Mas o que é delivery?

Primeiramente, para entrar neste mundo do delivery, vale entender mais sobre o conceito por trás deste modelo de negócios.

O termo “delivery” descreve a prestação de serviços de entrega de produtos, alimentos ou serviços diretamente no endereço do cliente.

Embora a maioria das pessoas associe o conceito de delivery principalmente à entrega de alimentos, ele é válido em diversos setores. Como, por exemplo, supermercados, farmácias, lojas de vestuários, eletrônicos e muitos outros.

Por meio de aplicativos ou sites, as pessoas fazem pedidos, que são entregues no local de preferência do consumidor. O entregador normalmente é um motoboy, que pode fazer parte de uma empresa de motoboys ou atuar por conta própria.

Por ser bastante conveniente, esse serviço experimentou um crescimento significativo no setor de alimentos, especialmente durante a pandemia.

Afinal, além de existirem pessoas optando por não cozinhar, o delivery se tornou uma forma prática de experimentar outros sabores enquanto muitos restaurantes permaneciam fechados para atendimento presencial.

Não é à toa que essa forma de disponibilizar produtos e serviços aos consumidores tem ganhado cada vez mais popularidade e conquistado novos adeptos.

Além disso, com o avanço da tecnologia e a disseminação das opções de compra que oferecem esse tipo de entrega, o mundo do delivery está cada vez maior e mais acessível!

Modelo de negócios: o que é preciso para trabalhar com entregas?

O delivery de alimentos cresceu 89% no Brasil nos últimos anos. Se você quer aproveitar esse cenário e entrar para o mundo do delivery, saiba que é preciso considerar alguns aspectos nesse modelo de negócios.

Para começar, quem deseja ingressar nesse mercado precisa contar com a documentação necessária. Estar em conformidade com os regulamentos é fundamental para evitar multas e sanções.

Em relação à documentação, as exigências podem variar de acordo com o tipo de negócio. Por exemplo, um serviço de delivery de alimentos pode requerer a obtenção de alvarás, AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), certificados sanitários e outros documentos específicos.

Outro aspecto relevante a ser levado em conta é o tipo de embalagem que será utilizada para acomodar os produtos. É fundamental garantir que os itens adquiridos pelos clientes cheguem em perfeitas condições e que a integridade dos produtos seja preservada.

No caso de alimentos, é essencial que os materiais de embalagem sejam de alta qualidade e assegurem que nenhum produto químico seja liberado, evitando interferir no sabor dos alimentos.

Além disso, como os consumidores estão cada vez mais preocupados com questões ambientais, é aconselhável buscar embalagens que sejam recicláveis

E uma dica extra: não esqueça de incorporar a identidade visual do seu negócio para tornar a entrega ainda mais personalizada!

Para facilitar a jornada de quem pretende empreender no mundo do delivery, elencamos abaixo os passos essenciais neste processo:

Faça um planejamento

Tanto para começar no setor quanto para adicionar essa modalidade de entrega ao seu negócio, o primeiro passo crucial é elaborar um planejamento. Quanto mais detalhado for esse plano, menores serão as chances de enfrentar riscos imprevistos.

No planejamento, é importante definir diversos aspectos, como os canais de distribuição que serão utilizados, se os entregadores serão contratados diretamente ou terceirizados, o sistema de gerenciamento que será adotado e a região geográfica que será abrangida pela entrega.

Busque informações sobre a concorrência

Compreender como outras empresas estão operando é uma maneira de desenvolver estratégias que têm o potencial de atrair os consumidores.

Dentro do contexto do seu serviço de delivery, pode ser vantajoso oferecer preços mais competitivos, reduzir os tempos de entrega ou apresentar opções de produtos diferenciadas.

No entanto, é importante destacar que essa análise deve ser vista como um ponto de referência e consulta.

Seu negócio deve sempre manter sua proposta de valor original em mente, garantindo que as estratégias adotadas estejam alinhadas com a visão e missão da empresa.

Sua frota ou terceirização?

Essa é uma questão muito importante! Normalmente, a terceirização tende a ser mais econômica em termos de custos, porém, pode acarretar desafios como a falta de uniformidade nas entregas e possíveis escassez de trabalhadores em horários ou dias de alta demanda.

Por outro lado, montar uma frota de entrega própria envolve a contratação de entregadores, aquisição ou locação de veículos, planejamento de rotas, além da escolha de bons baús de moto.

A estratégia a ser adotada deve ser determinada por fatores como volume de entregas, orçamento disponível e padrões de qualidade desejados.

Qualidade é diferencial!

A maior prioridade no cenário do delivery é assegurar a preservação da qualidade e integridade dos produtos entregues.

Afinal, não há nada mais frustrante do que selecionar um item com cuidado, apenas para recebê-lo danificado, amassado, rasgado, com temperatura inadequada ou, pior ainda, extraviado.

A qualidade do produto entregue na casa do cliente deve corresponder exatamente à experiência que ele teria ao consumir o item diretamente em seu estabelecimento físico.

Delimite sua área de atuação

Em uma cidade pequena, um serviço de delivery, muitas vezes, consegue atender todo o território de maneira eficaz, seja aplicando um preço único para toda a região ou estabelecendo tarifas diferenciadas para bairros mais distantes.

No entanto, em grandes metrópoles, essa amplitude de atendimento não é viável.

Nesse caso, é necessário definir claramente os limites geográficos da área de cobertura das entregas, de modo a otimizar a eficiência operacional do serviço.

Quer fazer parte do mundo do delivery?

Como você viu, o mercado de delivery está atraindo cada vez mais adeptos.

De fato, a maioria dos consumidores compreende que a experiência de receber em casa é diferente de comprar ou consumir em uma loja física. A praticidade se torna o fator decisivo para a compra.

Por isso, se você pensa em fazer parte do mundo do delivery, lembre-se de colocar a experiência do consumidor em primeiro lugar. Além disso, considere os fatores que apresentamos anteriormente.

Dessa forma, você consegue pensar a longo prazo e, quem sabe, criar um espaço próprio e de sucesso para sua empresa dentro do delivery!